quarta-feira, 14 de julho de 2010

CRUZ DA UNIDADE


Trata-se de uma imagem Cruz, onde tem a imagem de Maria Mãe Santíssima, recolhendo o sangue de Cristo.

O Cristo da Unidade
A vinculação entre Cristo e Maria, em Schoenstatt, está expressa na Cruz da Unidade. Segue uma breve explicação de sua origem histórica.


Histórico:

Quando os estudantes pallottinos, da primeira geração do Chile, estavam para serem ordenados sacerdotes, nasceu entre eles o desejo de presentear ao Santuário de Bellavista – lugar que viu nascer e alimentou sua vocação – um crucifixo que expressasse a imagem de Cristo sacerdote, tal como desejavam vivê-lo, a partir da Aliança de Amor com Maria e à luz da imagem original de Cristo que o Fundador lhes transmitia.

O pensamento central que quiseram expressar foi o Cristo dos vínculos.

É o Cristo que, na força do Espírito Santo está profunda e intimamente vinculado como Filho ao Pai.

É o Cristo que está profunda e intimamente vinculado a Maria, sua Mãe, constituída como colaboradora e companheira permanente em sua missão redentora entre os homens.

É o Cristo da Unidade, que une o céu e a terra; é o Cristo Bom Pastor que, refletindo o amor do Pai, une os homens a Deus e os homens entre si, fazendo-os filhos de um mesmo Pai.

Na parte de trás dessa cruz gravaram as frases latinas que expressam os ideais e realidade: “Unum in saguine (Unidos no Sangue de Cristo) + Tua res agitur (Trata-se de tua obra redentora) + Clarifica te (Glorifica-te em nossa pequenez e frauqeza)”.
A frase latina “Unum in sanguine” era o ideal da geração sacerdotal, que expressa a solidariedade de destinos que os unia com Cristo e Maria, com o Fundador e entre eles.

Devido às dificuldades internas da Família de Schoenstatt, o Fundador sendo afastado pelo exílio, a cruz tornou-se providencialmente atual, já que experimentam que a plena unidade entre eles seria alcançada somente em uma adesão crente à pessoa do Pai Fundador, pois, sendo fiéis a ele, eram fiéis à fundação que, por meio dele, Deus havia realizado. Família alcançou a graça da unidade com ele, como Pai Fundador, perscrutando os planos de Deus e não orientando-se por simpatias ou por critérios puramente humanos.

2 comentários:

  1. Quem acredita em imagens como esta nao conhece o povo judeu ,seus costumes e sua cultura,nem muito menos as sagradas letras que diz expressamente no livro das revelações que nao podemos acrescentar absolutamente nada do que foi escrito sob pena de ser acrescidas as penalidades previstas .
    O costume judeu nao prevê o toque em cadáveres ou recolhimento de sangue eh tanto que nos evangelhos um levita (o autorizado) ,membro do sinédrio foi quem pediu o corpo para que o colocasse em um tumulo novo somente depois eh que a família pode levar os aromas para ser derramado sobre o cadáver sem toca-lo.

    ResponderExcluir
  2. A CRUZ É SIMBOLICA...SIMBOLISMO DA UNIDADE PERFEITA DE INTENÇOES E SOFRIMENTO ENTRE MÃE E FILHO NO CALVÁRIO. REPRESENTA MARIA COMO AQUELA QUE, ESTANDO AOS PÉS DA CRUZ COM O CORAÇÃO TRANSPASSADO PELA DOR, OFERECE AO PAI OS SEUS SOFRIMENTOS UNIDOS AOS DE SEU FILHO PELA SALVAÇÃO DA HUMANIDADE. ELE É O REDENTOR, ELA, UNIDA A ELE NO SOFRIMENTO TORNA-SE CO-REDENTORA, COLABORADORA E COOPERADORA NA OBRA DE REDENÇÃO. O PAI QUIS QUE TUDO ACONTECESSE COM A PRESENÇA E A PARTICIPAÇÃO DELA. O QUE DEUS UNIU NINGUÉM SEPARA.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário: