quinta-feira, 21 de julho de 2011

FORMAÇÃO PARA O CRISMA

Se você me permitir falar e contar um pouco da minha experiência na minha vida, na minha convivência com as pessoas, na igreja e depois em meu encontro com Deus.
Você deve ter estranhado, eu deixar Deus em ultimo lugar não foi, pois bem, eu passei algum tempo fazendo isso, deixando Deus em ultimo lugar, mas te confesso isso aconteceu somente durante um ano da minha vida, e foi proposital essa minha menção. Porque eu aprendi logo que é Deus que vem em primeiro lugar, depois a igreja e somente por conseqüência o resto. 
Porém são etapas, que devemos ir aprendendo se nunca deixar para trás aquilo que já sabemos.
Abaixo, vamos falar sobre o Sacramento do Crisma, e como base principal de criação deste artigo de formação, utilizei o livro “20 passos para a paz interior” do padre Reginaldo Manzotti.
Com quem trabalho desde 2005, na Obra Evangelizar é Preciso, e muito me orgulho de ser um dos colaboradores e responsáveis desde a criação aos dias atuais, onde em diversas tempestades que tivemos, o nosso objetivo maior a Evangelização, Formação e resgate religioso presentes na Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo, tem se edificado a cada dia

Oração inicial:
Oração do Espírito Santo
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra.
Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei com que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação, por Cristo Nosso Senhor, Amém.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!

Crisma, o nosso Pentecostes!
"Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que Perseverar até o fim será salvo" (Mt. 10,22).
Objetivo:
- Preparação jovens para receber o Santo Sacramento do Crisma identificando  a identidade de Ser Igreja, fazendo com que estes, permaneçam fortificados e atuantes em alguma pastoral e tenha uma vivência diária de prática da religião católica.
- Ajudar no engajamento do jovem dentro sua Paróquia; atuações práticas e também na continuidade da prática da caridade, na dedicação do amor ao próximo, visita em orfanatos, creches, casa de idosos, visitando famílias ou outros grupos para lerem juntos e conversarem sobre o evangelho.
Todos já ouvimos dizer que “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos” para lutar por um mundo mais justo e fraterno.
É com esta base que vamos dinamizar a nossa formação para o dia de hoje, afinal todos somos escolhidos por Deus, basta agora que digamos o nosso SIM!

Preparação para conhecer o Crisma:
- Vida Nova em Cristo.
No dia a dia, nós enfrentamos crises, em casa mesmo, ainda mais sendo jovens, é até mais difícil atualmente acreditar ou “crer” em Deus, habitualmente mesmo fazendo a catequese todos os finais de semanas, a obrigação de fazer o que os pais mandam: ir a catequese, ou aquilo que os catequistas ensinam parecem palavras vazias sem efeito, “como um balde que não existe fundo” pois nada para dentro.
Somos seres humanos e em nossa condição natural precisamos de Deus, então esvaziem suas gavetas que estão cheia de coisas inúteis, pois se você se mantiver desta forma será uma alma vazia, arida e sedenta!
A vida moderna e suas facilidades, o individualismo dentro da família, a internet, os aparelhos de TV nos quartos, a refeição isolada, tem fechados portas para a família e para a Igreja.
Deveria ser o contrario, pois se bem usadas elas se tornam ferramentas fenomenais para a evangelização e a amorização familiar.
Infelizmente, há muitos que, no meio da estrada, tomam outros rumos, vejam:
Começam sua caminhada na infância, recebem o batismo, a confissão, comunhão e por ali param, alguns vêem ate o Crisma e depois param!
Deixando sua fé ser atropelada pelas atribulações da vida ou então, estacionam lembrando da fé quando precisam, ou quando é um momento oportuno! (casamentos, outras celebrações onde se tornam apenas convidados de uma lembrança mais nada).
Agora é o momento de dizer “ PARA”,  a si mesmo e olhar ao lado.
Somente o que você tem a fazer é confiar sem limites no amor de Deus e em seu poder, deixando sempre por conta da sabedoria de Deus o tempo e o modo para ser atendido.

Na Carta aos Romanos, São Paulo nos convida a nos oferecer, sem reservas, e sem medidas, a Deus ( Rm 12).
Esse é o pensamento que devemos ter para o Crisma.

Antes, busquemos e relembremos algumas informações importantes, para estarmos preparados para o Sacramento, pois vamos afirmar nossa fé!
É vontade de Deus, que todo o seu povo seja santo, como esta expresso no livro do Levítico: “ Sede santos, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2), depois Jesus recomenda: “ Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (MT 5,48).

Temos exemplos que isso é possível, na verdade comprovações, e isso se faz através dos santos e santas, da igreja Católica.
Onde buscamos expressar a forma mais correta de relacionamento com os santos, Nossa Senhora e Deus. Esta forma divide-se em três classes de culto:

- Culto de latria, que significa adorar: É o culto de adoração, reservado unicamente a Deus.

- Culto de dulia, cujo sentido é honrar. É o culto de veneração reservado aos santos.

- Culto de hiperdulia, que é uma forma superior do culto de honra (dulia), mas esta abaixo do culto de adoração (latria). Esse é o culto especial de veneração reservado somente a Maria Santíssima, como Mãe de Deus.
Maria, Mãe de Deus
As pessoas que já me conhecem sabem que nunca vão me ouvir em algum momento e eu me esquecerei de falar em Nossa Senhora, nossa Mãe Maria.
Nossa intercessora, se Jesus Cristo é o caminho, Maria é quem nos mostra o caminho.
Jesus nos leva ao pai, Maria é o sinal a seta.
Maria nos aproxima de Jesus, pois ela conhece nossa humanidade.

A Bíblia, nossa principal ferramenta, nosso dicionário constante, nossa Cartilha de Oração.
A bíblia teve diferentes autores, que contaram com a intervenção do Espírito Santo, inspirando a redação de cada um, e dando capacidade de registrar aquilo que era a vontade de Deus.
Escrito pelo homem, mas que trazem a vontade de Deus.
É um mesmo conteúdo mas sempre atualizado, independente do tempo que se viva, a bíblia é sempre viva para aquele momento.

Dividida em duas partes:
Antigo testamento – formado por 46 livros.
Novo testamento – formado por 27 livros.
Ato todo são 73 os livros da bíblia.

Para se ler a bíblia, deve-ser primeiro se identificar qual é carta que procura, após os capítulos, as divisões que se encontram num mesmo livro ou carta (os números grandes na bíblia).
Depois os versículos, as divisões dentro dos capítulos (os números pequenos).
E com plena certeza aprender a realizar a sua Lectio Divina ( Leitura Orante da Palavra de Deus).
São quatro passos, os quais aqui, não vou explicá-los apenas informar, será sua tarefa de casa pesquisar, ter ânsia de descobrir:
Lectio – ( leitura)
Meditatio – ( Meditação)
Oratio – (Oração)
Contemplatio – (Contemplação)

É necessário se fazer uma reflexão sobre nossos passos anteriores, batismo, confissão e comunhão, para ai então entramos no Crisma realmente confirmando nossa fé, e já escolhendo em qual pastoral seremos atuantes na igreja.

O Sacramento da Crisma ou  Confirmação
Nascidos para a vida, da graça pelo Batismo!!!
É pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Ou seja, a Crisma é a força de Deus. Nós só conseguimos viver porque Deus nos dá essa força. Essa força de Deus é o Espírito Santo agindo em nós.
A Crisma é o sacramento do cristão que está amadurecendo na fé, somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma. “Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça”.
O Batismo, a Eucaristia, o sacramento da Confirmação ( Crisma) constitui o conjunto dos "sacramentos da iniciação cristã" cuja unidade deve ser salvaguardada.
Por isso, é preciso explicar aos fiéis aos jovens que estão para receber este sacramento em particular, que a recepção deste sacramento é necessária à consumação da graça batismal.
Por isso chamamos de “Confirmação” .
Fortificados pelo Crisma estritamente praticantes da fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras.

Entendendo o Crisma.( Paráclito)
Durante a primeira vinda de Cristo sobre a Terra, Ele prometeu aos seus apóstolos o Paráclito (advogado, defensor). Jesus também promete o Espírito Santo para nós, e nos é concedido através do Sacramento da Confirmação.
O mesmo Deus que os apóstolos receberam no dia de Pentecostes é o mesmo que recebemos no Sacramento do Crisma, por isso a mesma autoridade que eles tinham ao anunciar a Palavra de Deus é a mesma que possuímos. O dia em que nos crismamos é sem dúvida o dia de nosso Pentecostes  leia,(At 2, 14-41).
Onde o Espírito Santo nos é enviado para transformar e santificar.
Confirmar o Batismo é muito importante, pois quando criança, nós não temos a consciência do Sacramento, mais sim os nossos pais e padrinhos que resolveram nos levar até a pia batismal. Já no Crisma, não são os seus pais e padrinhos que escolhem se queres ou não receber o Crisma, mas sim você mesmo.
E ao fazer isso o jovem tem a sua decisão de quero ser Católico, e continuamente professar, vivenciar e transmitir a fé Católica!
O Crisma, é tão importante que foi a partir daí que a Igreja se firmou, ou seja, foi através do Papa São Pedro que a Igreja de Jesus Cristo surgiu. 

Preparação e discernimento para o Sacramento do Crisma.
Vamos falar de combustíveis fixos e contínuos que vão lhe ajudar a manter a sua fé.

Matéria e Forma do Crisma.
A matéria do Sacramento da Crisma é o Santo Crisma, o óleo da oliveira (azeite), misturado com um bálsamo perfumado e abençoado solenemente pelo Bispo na Quinta-feira Santa. Essa matéria é usada pelo Bispo na cerimônia da Crisma, junto com a imposição da mão sobre a cabeça, quando o ministro traça o Sinal da Cruz com o Santo Crisma na fronte do crismando, dizendo as palavras da Forma.
A Forma do Sacramento da Crisma é: Eu te marco com o Sinal da Cruz e te confirmo com o Crisma da Salvação, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Após realizar este gesto, o Bispo dá um leve tapa no rosto da pessoa, para significar que ela é soldado de Cristo, tendo o dever de suportar pacientemente, em nome de Jesus, toda sorte de sofrimentos e de injúrias, defender a Fé quando atacada e conhecer a doutrina.

Ministro do Crisma
O ministro do Sacramento da Crisma é o Bispo, ou por um padre com autorização especial do bispo.
Em caso de perigo de morte, um simples Padre deve crismar, pois é importante entrarmos no Céu com todas as capacidades de amor a Deus.
A Crisma não é absolutamente necessária para a salvação (uma pessoa não crismada pode ir para o Céu), mas é muito importante receber a Crisma desde cedo: só com a Crisma teremos no Céu a proximidade de Deus e a intensidade de amor que Ele quer nos dar. Além disso, só com a Crisma teremos todas as forças necessárias para vencer as tentações e caminharmos firmemente no caminho da perfeição. De modo que seria grave negligência dos pais se não preparassem seus filhos para receber este Sacramento da perfeição cristã.

Instituição do Crisma
Como sabemos que Jesus Cristo instituiu este Sacramento, se não aparece este fato no Evangelho?
Sabemos que verdadeiramente Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Crisma porque os Apóstolos administraram este Sacramento, como aparece nos Atos dos Apóstolos (Atos, 8, 14) e porque a Igreja sempre ensinou esta verdade.
Como ensinava São Cripriano, Bispo martirizado no ano 258: “Os batizados serão conduzidos aos Bispos, a fim de, por sua oração e imposição das mãos, receberem o Espírito Santo, e pelo selo do Senhor, serem perfeitos.”

Graças que recebemos pelo Sacramento do Crisma
Recebemos de modo novo e especial o Divino Espírito Santo, com seus sete Dons Sagrados. ( Indico que se possível quem tiver a bandeira do Divino usar nessas formações como visualização e também continuidade da devoção.
Você atuando para o Crisma e continuamente torna-se um Soldado de Cristo.
A crisma, como o Batismo e a Ordem, imprime caráter, ou seja, marca de modo indelével nossa alma, de modo que nunca mais perdemos a marca de crismados. Por essa razão não podemos receber a Crisma mais de uma vez, como também o Batismo e a Ordem.

Por que existem padrinhos para o Crisma
Porque, como no caso do Batismo, é bom termos pais espirituais que nos apresentem à Igreja nesta ocasião tão importante, nos aconselhem nas lutas da vida, e rezem por nós. Por isso os padrinhos do Crisma devem ser bons católicos, terem sido crismados, tendo já idade suficiente para aconselhar seus afilhados.

A Celebração:
Após a leitura do evangelho, o bispo dirige a palavra aos confirmandos, explicando-lhes brevemente o que irão receber.
Em seguida, os crismandos renovam as promessas batismais. Renunciam ao pecado e professam a fé em Deus.
Vem a seguir a imposição das mãos.
Feita a imposição, cada crismando se aproxima, com seu padrinho, do bispo.
O padrinho apresenta, em nome da Igreja, o candidato à Confirmação.  O bispo põe a mão direita sobre o ombro do crismando, em sinal de aceitação e de acolhida. Em seguida, o bispo unge com o óleo (o Crisma) a testa do Crismando dizendo:
"RECEBE POR ESTE SINAL, O DOM DO ESPÍRITO SANTO".
O confirmando responde AMÉM, querendo confirmar o dito.
Depois o bispo abraça o crismado, desejando-lhe a paz, como Jesus a desejou aos apóstolos (leia Jo 20,19).
A missa prossegue com a oração dos fiéis, onde pede-se especialmente pelos crismados, a fim de que sejam obedientes à voz do Espírito Santo.

A imposição das mãos:
A confirmação é o Sacramento do Espírito Santo como DOM. A imposição das mãos é um gesto simbólico mediante o qual se quer comunicar o Espírito Santo ao fiel que está sendo crismado. A Igreja usa esse gesto porque ele tem um significado muito bonito ao longo da história do povo de Israel, nas ações de Jesus e na vida da Igreja.
Não é um gesto "que obriga o Espírito a descer", pois ele sopra onde quer (Jo 3,8).
A imposição das mãos tem características de oração e de invocaçãos do Espírito Santo sobre alguém. É por isso que se impõe as mãos na Confirmação

OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO, QUE RECEBEMOS NO CRISMA.

Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade, Ciência e Temor de Deus (CIC 1831).

- Eles são dons que nos aproximam de nossa vocação: a Santidade.
Sabedoria:
É Deus em primeiro lugar, o supremo e somente após ele as coisas do mundo.
A sabedoria de Deus leva a plenitude do homem, arduamente trilhando o caminho certo.
E para isso não é necessário um diploma acadêmico, milhares de pessoas são extremamente sabias em Deus, sem mesmo muitas saberem contas complicadas e arquitetar estratégias e ou processos.
A sabedoria em Deus é aquela cujo a qual é proveniente nas graças do Espírito Santo, a solidariedade a caridade e a justiça social, a liberdade para amar sem se sentir dono daquilo que ama.  

Entendimento:
A decifração de ligações diretas em frases e palavras a isso chamamos de Assimilação, “ Antes um pássaro na mão que dois voando”,   É a intuição das coisas importantes para você e no que elas sugestionam, trazendo aquilo que é valioso ou não para seu conhecimento e para aquilo que você oferece aos outros.
Foi o Dom do Entendimento, prometido por Jesus e realizado em Pentecostes – momento em que o Espírito Santo desceu sobre Maria e os apóstolos, reunidos em oração no Cenáculo -, vem a nós para nos revelar os mistérios da fé e compreende as verdades profundas dos desígnios de Deus. É o Dom que nos leva á verdadeira contemplação de Deus e afasta-nos do que é passageiro e perecível, aproximando-nos do que é duradouro.
Estou em paz com Deus e com o próximo, é o auxilio as pessoas.
Ele quebra todas as barreiras, a da incredulidade, a fraqueza da alma, a frivolidade...
Santifica e faz brotas a serenidade em Deus.

Ciência:
Por esse Dom, nossa inteligência, criatividade e sabedoria humana são potencializadas, levando o ser humano a uma melhor compreensão das coisas criadas e do próprio homem, de tal forma que o mundo e a natureza, principalmente as pessoas, passam a ser vistos como parte da grande obra de Deus.   
É deixar-se ajudar no julgamento correto das obras criadas, não colocando nelas a felicidade perfeita, nem o fim absoluto de tudo o que somos e possuímos.
Tocados pela santidade, somos inspirados no discernimento e um pensar correto sobre todas as coisas do mundo.

Conselho:
É o Dom que ilumina nossa decisões, nos momentos difíceis de nossas vida “ nossas noites e dias escuros”, e que ao ser bem avaliado, dá a certeza de que estamos trilhando o caminho certo.
Este Dom, não da direitos a nenhuma pessoa a derrepente sair dando conselhos como “ Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.  Até mesmo quem pensa que este Dom você procura ouvindo o que outros a dizer para você se engana.
Este Dom serve para que você se aconselhe em Deus, habitualmente na confissão você expõe sua culpa ou duvida a um sacerdote, que vai fazer este mesmo processo de naquele momento se aconselhar em Deus, para transmitir a você um discernimento que no momento você não conseguiu ouvir do próprio Deus em seu coração.
Esta é o Dom que nos aperfeiçoa e age dentro de cada um de nós, proporcionando cautela, prudência, barra seus impulsos e instintos errados, faz você evitar de xingar, brigar, maldizer.  – Com certeza já teve momentos em sua vida que na hora da ira você mesmo se surpreende com sua reação nunca antes imaginando e depois pensando, como foi que você se manteve tão sereno! Essa era a Ação do Espírito Santo, através do Dom do Conselho.

Fortaleza:  
O mais valioso fruto da fortaleza é a perseverança na oração e nas atividades em Deus.
Este Dom, é a presença de Deus em você, lhe fortalecendo para enfrentar suas duvidas, desavenças, obstáculos diários, sejam pessoais, na família, no trabalho e em todos os meios e âmbitos.
A Fortaleza é a graça oferecida em, Jesus Cristo o Senhor Nosso Deus, que você encontra dentro si, fortificada através da oração diária, a participação nas Santas Missas, Comunhão e Confissão, na pratica da caridade, vivendo longe do pecado e dos erros, assim você é capaz de vencer todo o estado de apatia, desanimo e sensação de impotência perante as dificuldades da vida.    

Piedade:
O dom da Piedade é aquele que age diretamente em nosso interior, tirando-nos do desespero, motivando uma confiança em Deus, que através de Jesus Cristo vem em nosso auxilio.
Quando você se coloca nas mãos de Deus, e começa a ter a capacidade de ver em cada pessoa, independente de quem ou como é ou quais tenham sidas suas escolhas, de ver nela o Cristo sofredor, buscando em ti o Cristo auxiliador.
Levando você a amar e adorar a Deus, e nessa impulsão de praticar a ajuda fraterna e a evangelização.
Quando você ser permite ser piedoso, você quebra grandes barreiras dentro de si, a  fraqueza de alma, a incredulidade, a frivolidade deixam de existir em você, existindo apenas serenidade em Deus.

Temor de Deus:
Se você pensa que é ter medo de Deus e das coisas que Deus possa fazer com você, se engana!
Este Dom é a reverência a Deus, é sentir-se atraído pelo amor de Deus por nós.
Trata-se de uma qualidade do amor filial.
Preste bem atenção!
Temor = cuidado : de não perder o amor e a graça do Pai.
Agora vem a parte onde você tem que tomar muito cuidado com a sua presunção e a sua familiaridade abusiva com Deus, para não ir contra o Dom do Temor de Deus, sabe o que é isso: chamar a Deus de “ meu chapa”, “ ele é o meu cara”, “ Ah Deus não liga”, “ Ah Deus perdoa tudo”.   
A teologia espiritual sempre fez distinções entre dois pontos presentes no Dom do Temor de Deus, o “amor servil” ( de escravos que temem o chicote) e o “amor filial” (dos filhos que temem desagradar os pais). 

Em todos estes casos somente se alcança o Dom do Temor de Deus, quando se permite e se vive para que o Espírito Santo infunda em na alma de cada pessoa o desejo insaciável de um amor que só se completa em Deus, nosso amado Criador, onde atuamos diretamente a caridade, a fraternidade e o desejo de justiça.

E a remissão total para esta plenitude em Deus, não se acaba com fim da celebração do Crisma, é uma vivência continua na vida de cada um, até o fim dos seus dias, por isso que todos vocês estão sendo preparados para este Sacramento, o amor do ser humano por Deus e pela criação só se redime completamente quando a criatura voltar ao Criador.
É o desejo de busca da vida em plenitude (Jô 10,10).
Aos saírem da cerimônia da Crisma, vocês serão soldados, e a maior defesa cujo a qual deverão estar atentos é a sua fé como soldados de Cristo.

Na duvida nos seus próximos dias, AME  A JESUS CRISTO, e se ficar confuso, continue AMANDO A DEUS ASSIM MESMO, e peça os Dons do Espírito Santo, para que desçam sobre ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: