terça-feira, 18 de junho de 2013

Fazer Valer a Pena Brasil - Protestos e Manifestações

Você compartilha desse pensamento?

Nas ruas de todo o Brasil, a população começou a poucos dias um protesto, manifestação NECESSÁRIA AO BRASIL  e infelizmente por falta de educação de grupo isolados, teve violência e vandalismos por parte de pessoas ignorantes, as quais prefiro pensar que justamente por falhas do governo, não tiveram métodos para aprender, tanto os manifestantes quanto policiais e forças públicas.
A grande manifestação se baseou por causa dos aumentos das tarifas dos “Ônibus Públicos” que são administradas pelo governo.
A palavra público no Brasil, é bem a cara me perdoem falar: da maioria dos governantes, líderes e afins. Que tratam seu governos e responsabilidades com desdém, se preocuparam tanto em SAIR GANHANDO, e acostumados com “tudo bem, amanhã vai melhorar do povo”,  que acharam que iriam sair ganhando mais essa vez.
Bem ou mal, o Brasil parou, pessoas estão nas ruas e isso é o que uma nação deve realmente fazer, sempre de maneira educada, criando estratégias e atingindo o objetivo, ou seja: Que suas ideias e o motivo de suas manifestações, chegue na mídia e o governo faça valer, o que o povo quer.
A manifestação  sobre a diminuição dos valores dos transportes tem que acontecer.
Porém deve, com muito mais empenho e compreensão, ser uma redução de três pontos: IMPOSTOS, TARIFAS E TAXAS.
O Brasil é um dos países que mais fatura nesse seguimento, em tudo tem um imposto exagerado, desregrado e onda nunca se viu, ou se sabe onde é investido todos esses valores que nos são tirados todos os dias.
Aproveitem esses momentos de acontecimentos do Brasil e peçam sim: REDUÇÃO DE IMPOSTOS, TAXAS E TARIFAS,  peçam e vão as ruas por: FORMAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, DIGNIDADE, DIREITOS IGUAIS  a toda e qualquer pessoa, acabem com a: CORRUPÇÃO, O PRECONCEITO, A FALSIDADE, A VIOLÊNCIA  E AS MENTIRAS.
Tomem cuidados com esses vereadores,  deputados  e senadores e quem mais “tiver o poder nas mãos”, enquanto todos estão nas ruas, eles estão aproveitando para aprovar situações e ações que lhes sejam de ação pessoal, beneficiando apenas a eles e a seus interesses,  alguém já parou para pensar no caso do “Deputado PASTOR Marcos Feliciano”, já por essa denominação deveria ser vergonhosa pelo menos a própria politica, ao governo, desde quando um cargo público recebe uma nomenclatura que “diferencie” um representante eleito do governos dos demais, é cômico ver o crachá do “Deputado PASTOR Marcos Feliciano” que aproveitou o momento para dar mais um passo, naquilo que ele espera lá na frente ser uma grande fonte de lucro, afinal se ele conseguir fazer o que nem a ciência fez, provar que homossexualismo é uma doença,   e fazer isso ser aprovado no Brasil, prevendo o tratamento psicológico e psiquiátrico, imaginem quanto eles e as religiões oportunistas vão ganhar com isso?
Todo munda sabe, que isso é uma condição humana, e as famílias e as pessoas que brigam contrarias a essa lógica, são aquelas que tem isso em casa e não aceitam, porque simplesmente não é aquilo que eles queriam, mais uma vez o egoísmo toma a frente do amor, da atenção e da aceitação.
Essas pessoas nunca vão mudar, elas são assim e isso não é feio ou errado, são apenas diferentes de você, e cá entre nós ninguém é igual a ninguém.
Já pensaram quantas famílias, pais, mães e irmãos vão procurar essas religiões enganosas que vendem milagres, e que compram pessoas para enganar os outros fingindo curas, com os tais milagres.
Quantas pessoas com falta de informação, e com falsas esperanças e por não verem resultados nos tratamentos de especialistas, vão buscar nas curas tão prometidas, é claro pagando por isso. Pagando pelos ritos absurdos e cessões de descarregos, pagando pela benção no morro sabe lá de que vão chamar, pagando pelos tantos e poucos pastores, “homens de deus” e falo deus em minúsculos, pois se eles não sabem respeitar o que tanto pregam, não merecem ser reconhecidos como tau. 
Povo desse Brasil, já que estão nas ruas pensem bem e façam por  valer os seus esforços.
Para que o Brasil como nação realmente mude, para melhor.
A taxa dos transportes foi o basta que se precisava, então sem vandalismos a aquilo que já existe, sem estragar onde o seu dinheiro cobrado sem pudor através de impostos também foi investido, façam as coisas de maneira certa.
Pensem naquilo que cobram, pensem na maneira que cobram, aproveitem o que está as suas mãos para saber como fazer e fazer  realmente valer a pena.

#fazervalerapenabrasil




sábado, 15 de junho de 2013

Geizom Sokacheski - Aniversário.



Mensagem, destinada a todos os meus amigos(as) das redes sociais, a aqueles que conheço pessoalmente e aos que ainda não.
Quero agradecer sinceramente, e com toda a honestidade do meu coração e da minha alma, a lembrança de cada um de vocês, que durante a semana já veem me parabenizando, pelo meu aniversário.
Bem ficar mais “velho” de início da um apertinho no peito, afinal quando a gente olha no espelho e vê uma ruguinha ou outra a mais no canto dos olhos, uns cabelinhos brancos aqui, outros ali (eu ainda tenho um pouco de cabelo hehe). É amigos o corpo e a disposição já são mais os mesmos, em números ainda é pouco hoje eu completo 33 anos, mas só eu sei o quanto já me empenhei nessa vida, e quanto cansaço já se abateve sobre os meus dias, mas a gente nunca desiste de nada não é verdade, e como todos, eu busco é apenas ser feliz, e nessa busca, busco também fazer aos outros felizes.
Eu me orgulho muito da pessoa que sou, das coisas que fiz, dos amigos e amigas que conheci, da família que tenho (meu pai e minha mãe em especial atenção), e a todas as pessoas que estão junto a mim no dia-a-dia, de tudo o que fiz e pude oferecer nesta vida, tenho a grande certeza que fiz coisas extremamente incríveis, coisas difíceis de se conquistar, se voltasse atrás não teria feito absolutamente nada diferente, quando errei tive a oportunidade de aprender, quando acertei tive a oportunidade de crescer.
Tudo o que eu fiz ate agora, FORAM COISAS SIMPLES, e eu acho que consegui entender o quão simples é AMAR E DEDICAR AMOR, essa semana eu tenho recebido tanto carinho de pessoas que nunca conheci pessoalmente, outras já mas muitas em particular me falando sobre o meu trabalho, e é sobre isso quero falar nesse aniversário de 33 anos, meu trabalho no Evangelizar é Preciso, um amor doido, sofrido e que pede desprendimento, abnegação, superação todos os dias, em cada conversa, cada ligação, cada trabalho executado, cada partilha de vida, e em todos uma coisa acontece de igual maneira, o momento em que Deus liga a minha vida a tudo isso através dos fios invisíveis da fé e da oração, o que torna tudo tão lindo e único.
Todos podem ter certeza cada vez mais esse meu trabalho expandindo a Evangelização e buscando novas parcerias com emissoras de rádio, emissoras de TV e contatos diversos será cada vez mais intenso, pois sei que esse trabalho é voltado para todos nós, e se faço o que faço é por vocês. Muito obrigado pelo carinho, pelas orações e pela atenção de todos, pelo apoio, pela ajuda, por acreditarem em mim, e por permitirem partilhar um pouco do amor com cada um de vocês.
Muito obrigado a todos vocês, a todos e a cada um em especial, e que Deus os abençoe muito e muito, e que eu tenha méritos para passar muitos anos ainda na companhia de vocês.

Obrigado meu Bom Deus, pela minha vida! 

Colombo/PR 16/06/2013

terça-feira, 11 de junho de 2013

Direito Tributário

DIREITO TRIBUTÁRIO
GEIZOM SOKACHESKI 


CURITIBA
2013

Apresentação
Direito Tributário, é um ramo do Direito que estuda a tributação em geral, ao constituir-se é o principal instrumento que coloca na prática as políticas públicas. Os tributos são em um breve resumo: prestações em dinheiro pagas ao estado, que se destinam principalmente à manutenção deste, provendo-o de recursos para a realização das atividades públicas.

Introdução
Abordamos quatro pontos dentro do Direito Tributário, visando a obtenção de maior conhecimento sobre os mesmos: Evasão e Elisão, Princípio de Isonomia Tributária, e Princípio de Anterioridade Tributária, apresentando suas definições com base em  pesquisas, porém dentro um ponto de vista mais claro e objetivo .

Sumário
1.0 Evasão e Elisão; 1.1  Modelos de Evasão Fiscal; 1.2.1  Evasão Omissiva; 1.2.2  Evasão Comissiva; 2.0  Princípio de Isonomia Tributária; 3.0 Princípio da Anterioridade Tributária; 3.1 Exceções ao Princípio da Anterioridade Tributária; 4.0 Conclusão; 5.0 Notas; 6.0 Referências.

1.0  Evasão e Elisão
A evasão fiscal é quando se utiliza de métodos ilegais, chamados de ilícitos para evitar o pagamento de taxas, impostos e outros tributos, ou seja o contribuinte não efetiva o pagamento do fato gerador do tributo. Os exemplos de modelos mais utilizados para esta fuga, ou métodos de escapar do pagamento de tributos, é a omissão de informações, as falsas declarações, ou a criação de documentos que contenham informações falsas ou distorcidas.
Exemplo: A contratação de notas fiscais, faturas, duplicatas etc.

Já a elisão fiscal, que a princípio é um método permitido pela lei, que não atua na ilegalidade. Configura-se num conhecimento das leis e utiliza métodos legais para diminuir o peso da carga tributária num determinado orçamento, respeitando as regras jurídicas como: Antes do pagamento do tributo, ou do agravo fiscal, é efetivado um planejamento, e a partir disso, escolhas são tomadas desde que abram esta brecha, para se evitar o fato gerador do tributo ( fato gerador é a definição de um fato abstrato ou hipotético, ou um conjunto de fatos previstos em lei tributária, que se ocorrer no mundo real, faz nascer a obrigação de alguém pagar tributo), e não havendo o fato gerador não existe a obrigação fiscal deste pagamento.
Exemplo:  Utilizemos a análise do catedrático da universidade de Roma, “Raffaello Lupi” – A elisão fiscal distingue-se claramente da evasão e da simulação e cita como exemplo a evasão e elisão do imposto de renda. Enquanto a evasão consiste no ocultar proventos e deduzir custos e despesas inexistentes, a elisão se opera “Alla luce del sole” (á luz do sol), pois, neste caso, o contribuinte apenas se aproveita das imperfeições normativas como expediente para se esquivar da tributação ou reduzi-la a patamar menos oneroso, o que, segundo o mesmo autor, é perfeitamente justificado.
Em resumo, segundo essa orientação, elisão é tentar não entrar na relação tributária e evasão é tentar sair dela, como sintetizava Narciso Amorós.  

1.1  Modelos de Evasão Fiscal
Segundo o jurista, Antonio Roberto Sampaio Doria, o primeiro doutrinador do país a construir uma classificação sistêmica, distinguiu a evasão em dois grandes grupos (evasão omissiva e a evasão comissiva).

1.2.1  Evasão Omissiva
Acontece quando o contribuinte deixa de realizar uma ação. Dessa forma se subdivide em imprópria e por inação:
- Evasão Imprópria, exemplo: O contribuinte passa a exercer o comportamento fiscal em outro país que tenha uma retenção fiscal menor, devido ao fato do seu pais ter uma alta carga tributária. 
- Evasão por Inação, exemplo: O contribuinte, não efetiva o pagamento de tributos no prazo legal, pode ocorrer por ignorância ou de forma intencional. Dependendo da gravidade desta sonegação por ser classificado como crime ou contravenção, desde que a lei a reconheça como tal.

1.2.2  Evasão Comissiva
Segundo, Sampaio Doria , a evasão comissiva, é quando o contribuinte efetivamente pratica determinados atos, os quais poderão ser lícitos ou ilícitos.
- Evasão Ilícita: O contribuinte com total conhecimento do ato ilícito e procura eliminar, reduzir ou protelar  o pagamento do tributo devido.
- Evasão legítima: O contribuinte em conhecimento de meios permitidos pelo ordenamento jurídico, se utiliza da diminuição da carga tributária.

2.0  Princípio de Isonomia Tributária
Também chamado de Princípio da Igualdade, é um dos pilares de sustentação do Estado de Direito. É a condição daqueles que são dirigidos e ou governados pelas mesmas normas e leis, no termo jurídico:  É o princípio, garantido pela Constituição, de acordo com o qual todos os indivíduos são iguais diante da lei, sem que haja distinção e ou diferenciação entre os mesmos.
A isonomia permite a todos os interessados, a garantia do direito de competir nas licitações públicas, de maneira igual a todos e de garantia legal.
O princípio da isonomia está inserido, primeiramente, no capítulo dos direitos e deveres individuais e coletivos da Carta Magna (artigo 5°, caput), assegurando que todos são iguais. Assim, em diversos outros pontos do dispositivo constitucional, de forma incessante o legislador originário dispôs sobre o tema.
Dessa forma, o princípio da igualdade é novamente assegurado, mas agora, exigindo isonomia na cobrança de tributos, como dispõe o artigo 150, II da Constituição Federal:
“Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios;
Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I- instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos.
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
A Constituição Federal no art. 37 inciso XXI garante a igualdade de todos concorrentes: “as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação publica que assegure igualdade de condições a todos o s concorrentes”.
O doutrinador Luciano Amaro (2003, p. 134) discute, aproveitando-se do pensamento de Celso Antonio Bandeira de Mello, a efetivação do princípio da igualdade tributária e a sua íntima relação com o princípio da capacidade contributiva:
“Tem-se de pôr, agora, outra face do princípio, segundo a lição clássica de que a igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade. Celso Antônio Bandeira de Mello, reconhecendo a procedência dessa assertiva, coloca a questão de identificar quem são os iguais e quem são os desiguais, ou seja, “que espécie de igualdade veda e que tipo de desigualdade faculta a discriminação de situações e pessoas sem quebrar a agressão aos objetivos transfundidos no princípio constitucional da isonomia?”
Para Bandeira de Mello, o Princípio da Igualdade:
O princípio da igualdade envolve o dever não apenas de tratar isonomicamente todos os que fluírem ao combate, mas também o de esperar oportunidades de disputá-lo a qualquer interessados que, deseje dele participar, podem oferecer condições fundamentais de garantia.
Exemplo: O estado, não pode escolher tributar mais de uma pessoa que de outro, por ela ter aparência diferenciada, melhor posição ou qualquer coisa que a diferencie da outra.

3.0  Princípio da Anterioridade Tributária.
O princípio da anterioridade tributária, é uma segurança aos contribuintes que garante que nenhum tributo será cobrado sem que a lei que o instituiu ou aumentou tenha sido publicada no exercício financeiro anterior, ou seja que não haverá cobrança de tributo no mesmo exercício fiscal da lei que o instituiu, (no Brasil, o exercício fiscal coincidente com o ano civil, ou seja encerra-se em 31 de dezembro e se inicia em 01 de janeiro de cada ano). Ele proíbe a tributação de surpresa não permitindo, em teoria, que da noite para o dia o contribuinte se veja compelido a pagar tributo que não conhecia ou em valor maior àquele que estava acostumado.
Sua base legal é a Constituição Federal, em seu art. 150, III.
"Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios”.
III – cobrar tributos:
“No mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou"
É cediço que é direito do contribuinte organizar suas finanças no sentido de não ser pego desprevenido com despesas extras, sejam elas advindas de quaisquer tipo de tributos.
Exemplo: foi criado uma lei neste ano “fiscal” de 2013, então não é permitido cobrar algum tributo sobre este até que se encerre o ano, ou seja até o dia 31 de dezembro de 2013.
Há, entretanto, exceções a este princípio, os quais também se encontram na Carta Magna.

3.1 Exceções ao princípio da anterioridade tributária
Como princípio constitucional que é, cujo escopo normativo visa estabelecer limitações ao poder de tributar, e, portanto, direito fundamental ao cidadão-contribuinte, as exceções ao princípio da anterioridade somente na Constituição Federal podem estar elencadas. Encontra-se na Constituição, portanto, as seguintes exceções:
Impostos de importação, exportação, IPI e IOF: em função do caráter extrafiscal destes impostos, o legislador constituinte determinou que, por atendimento a uma política fiscal que refletisse a dinâmica da economia, tais tributos escapam à regra geral da anterioridade. Sendo assim, lei que aumenta o valor destes tributos já produz efeitos no mesmo exercício fiscal em que foi promulgada.


4.0 Conclusão
O Direito Tributário, é o responsável pelo controle de cada estado, uma norma igual a todos, o conjunto de princípios, de regras e de instituições que regem o poder fiscal do Estado e suas relações jurídicas entre o estado e o particular no seu poder de tributar. Discorrendo sobre os quatro pontos apresentados:
Elisão -  No seu princípio é algo sempre lícito, algo permitido pela lei.
Evasão -  Sempre é ilegal, algum tipo de sonegação, fraude ou simulação.
Princípio da Isonomia Tributária – É uma padronização, ligada ao tratamento de igualdade, perante a lei todos os indivíduos, devem ser tratados da mesma forma;
Princípio da Anterioridade Tributária – Não cobrar tributos no mesmo ano fiscal da criação da lei, conforme explica o artigo 150.

  
5.0 Notas
Provento – Segunda a constituição brasileira provento é a retribuição pecuniária paga ao exercente de cargo público quando passa da atividade para a inatividade, ou seja, quando se aposenta. (http://www.dicionarioinformal.com.br/provento/).  
Sintetizava, sintetizar – Resumir, condensar (http://www.dicionarioinformal.com.br/sintetizar/).
Protelar –  Adiar, retardar, prorrogar,  (http://www.dicionarioinformal.com.br/protelar/).
Licitatório – vem de licitação é o procedimento administrativo formal para contratação de serviços ou aquisição de produtos pelos entes da Administração Pública direta ou indireta. No Brasil, para licitações por entidades que façam uso da verba pública, o processo é regulado pela lei nº 8666/93 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Licita%C3%A7%C3%A3o).
Escopo – Ponto que se quer alcançar, alvo ou mira ( http://www.dicio.com.br/escopo/).
Cediço – Algo que não deixa dúvidas (http://nossalinguaportuguesa.com.br/dicionario/cedi%E7o/).
Promulgada - Promulgada: lei elaborada e discutida por uma assembleia constituinte e, sancionada pelo governante, no contexto republicano o presidente (http://www.achando.info/promulgada).

6.0  Referências 
Temas Atuais de Direito Tributário – André Porto Prade, “Obra Jurídica – volume 2”.
Curso de Direito Tributário – Paulo de Barros Carvalho, “Editora Saraiva”.
Direito Tributário – Érico Hack, “Editora IESDE”
ABREU, Vinícius Caldas da Gama e. Princípio da anterioridade, princípio da capacidade contributiva e sua correta aplicação ao imposto sobre a renda. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 66, 1 jun. 2003 . Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/4124>. Acesso em: 5 maio 2013.

COSTA, Maraisa Lima. O princípio da anterioridade tributária como expressão da segurança jurídica. Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 28 set. 2010. Disponivel em: . Acesso em: 05 maio 2013.

Elisão e evasão fiscal: Os limites do planejamento tributário - Roseli Quaresma Bastos - http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8325


Planejamento Organizacional


O QUE É NECESSÁRIO, FUNDAMENTAL NUMA EMPRESA?
R: Capital, Marca e Tecnologia, esse é o tripé numa empresa.


NO QUE CONSISTE A DINÂMICA DAS EMPRESAS CAPITALISTAS?
R: A concorrência

COMO OBTER LUCRO NUMA EMPRESA?
R: Saber até onde eu quero ir, fugir das razões a curto prazo.

CICLO DE GESTÃO:
R: Planejamento, organização, direção e controle, por exemplo, consideradas separadamente, constituem as funções administrativas, quando visualizadas na sua abordagem total para o alcance de objetivos, elas formam o processo administrativo.  Processo é qualquer fenômeno que apresente mudança contínua no tempo ou qualquer operação ou tratamento contínuo. O conceito de processo implica que os acontecimentos e as relações sejam dinâmicos, em evolução, sempre em mudança, contínuos. O processo não é uma coisa parada, estático, é dinâmico.


Planejamento
Organização
Executar/Direção
Controle

Decisão sobre os objetivos. Definição de planos para alcançá-los. Programação de atividades

Recursos e atividades para atingir os objetivos; órgãos e cargos. Atribuição de autoridade e responsabilidade

Preenchimento dos cargos. Comunicação, liderança e motivação do pessoal. Direção para os objetivos.

Definição de padrões para medir desempenho, corrigir desvios ou discrepâncias e garantir que o planejamento seja realizado.

Segundo REVISÃO em aula:

  • Planejar = Estratégia a longo prazo ( Tempo, cronograma, prazos e metas), é prever para prover

  • Organizar = Implementar estratégias, disponibilizo e ordeno os recursos ( Existem três recursos: Os financeiros, Os materiais e os humanos.

  • Executar = Fazer o trabalho, dirigir as ações

  • Controlar = O sentido da palavra, controlar, “ Monitorar o planejamento”, garantir que tudo esta funcionando.

QUAIS SÃO AS QUATRO FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E O QUE ELAS FORMAM?
R: Planejar, Organizar, Executar e Controlar e juntas elas formam o ciclo de gestão.


Cite algumas  vantagens de um planejamento:
• ajuda a administração a adaptar-se e ajustar-se às mudanças no ambiente;
• auxilia na cristalização de acordos sobre assuntos de importância;
• capacita os administradores a verem o quadro operativo inteiro com maior clareza;
• ajuda a estabelecer mais precisamente a responsabilidade;

Cite algumas desvantagens de um planejamento:
• o trabalho envolvido no planejamento pode exceder suas verdadeiras contribuições;
• o planejamento tende a causar demora nas ações;
• pode restringir indevidamente o exercício de iniciativa e inovação da administração;


QUAIS SÃO OS TRÊS TIPOS DE PLANEJAMENTO?
R: São três: Estratégico, Tático e Operacional


Em uma organização são apresentados três tipos de Planejamento:
a)            Planejamento estratégico;
este é elaborado geralmente pela alta gerência e abrange toda a estrutura organizacional de uma organização. É o planejamento do rumo de uma organização e de todos os seus componentes. Direciona a missão da organização em termos de sua principal atividade. Resultados do planejamento estratégico incluem diretrizes amplas e gerais para a seleção de áreas de atividade ou mercados nos quais devemos penetrar, ou dos quais devemos nos retirar.
SEGUNDO O PROFESSOR: Planejamento estratégico é: É definir a missão da organização, porque a empresa existe, qual a razão de ser, compromisso, “o papel da empresa ou do negócio”.
Estabelecer objetivos “ UM CONSENSO ENTRE OS CABEÇAS, OS QUAIS DEPOIS REPASSAM A SEUS GRUPOS DE TRABALHO, TAMBEM CHAMADOS GRUPOS DE ANSIÕES”.
Exemplos de objetivos de uma empresa: Produtos, mercados, preços, promoções, sustentabilidade.


b)            Planejamento tático; é desenvolvido por profissionais da média gerência e aplica-se a departamentos específicos. Analisa alternativas à realização da missão; os resultados normalmente são alvos de oportunidade dentro da indústria ou do mercado.


c)            Planejamento operacional; é considerado como formalização, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência. Considera-se ainda o planejamento do dia-a-dia, direciona cronogramas específicos e alvos mensuráveis.

d)            Sendo que esses, são interligados , e suas interações influenciam de um planejamento para outro. No entanto, o objetivo deste trabalho é abordar especificamente o planejamento tático e operacional dentro de uma organização.


ANÁLISE DE SWOT
Ambiente Geral, Ambiente Interno, Ambiente Operacional.

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats)
         S: pontos fortes
         W: pontos fracos
         O: oportunidades
         T: ameaças


Fornece uma orientação estratégica útil e grande parte dela é bom senso. Um roteiro simplificado para a melhor utilização desta ferramenta é:
·         Primeiro corrija o que está errado.
·         Em seguida, aproveite ao máximo as oportunidades que você identificou no mercado.
·        Só depois pode se dar ao luxo de prestar atenção a outros problemas e áreas.





NATUREZA – RECURSOS HUMANOS = QUANDO SE FALA DE ANÁLISE AMBIENTAL
Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão.
Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente.
Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente.
Forças são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho.
Fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.


ANÁLISE AMBIENTAL
“Se conhecemos o inimigo ( ambiente externo ) e a nós mesmos ( ambiente interno ), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates.Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota.Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas”.




Ambiente Geral: Macroambiente
Economia, Demografia, Política Econômica, Natureza, Tecnologia, Cultura, Política, Publico

Ambiente Operacional:
Mão-de-Obra, Clientes, Concorrência, Fornecedores

Ambiente Interno: Organização

Em geral a empresa precisa monitorar as forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e os fatores microambientais importantes (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores) que afetam sua habilidade de obter lucro.

Oportunidade de Marketing: é uma área de necessidade do comprador em que a empresa pode atuar com rentabilidade.


Perguntas que devemos fazer para análise de cenário:
a)      ONDE ESTAMOS? 
b)     QUEM SÃO OS MELHORES?
c)      POR QUE SÃO OS MELHORES?    
d)     O QUE ELES ESTÃO FAZENDO?   
e)      O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO?

Ameaça Ambiental: É um desafio decorrente de uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que levaria, na ausência de ação defensiva de marketing, a deterioração das vendas ou lucro. As ameaças devem ser classificadas conforme seu grau de relevância ou probabilidade de ocorrência.


Análise do Ambiente Interno (Forças e Fraquezas)
Uma coisa é discernir as oportunidades atraentes do ambiente; outra é possuir as competências necessárias para aproveitar bem essas oportunidades. Assim, é necessária a avaliação periódica das forças e fraquezas de cada negócio. Isto pode ser feito usando-se um formulário (checklist) para análise de desempenho de forças e fraquezas conforme segue:


Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da empresa.
Os FCS são as habilidades e os recursos que a empresa precisa necessariamente ter para vencer.  Os FCS devem incluir a mais nova tecnologia, o serviço mais simpático, o marketing mais brilhante ou a localização etc..  Limite sua lista de FCS a não mais do que 4 ou 5.


Análise da Situação Atual
Depois de identificados os pontos fortes e pontos fracos e analisadas as oportunidades e ameaças, pode-se obter a matriz SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats - pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças). A matriz SWOT traça uma análise da situação atual do negócio e deve ser refeita regularmente, dependendo da velocidade com que seu ambiente, seu setor e sua própria empresa mudam. A seguir, encontram-se os passos que devem ser seguidos para obter-se a matriz SWOT:
1. Divida todos os pontos fortes que identificou em dois grupos, os que estão e os que não estão associados a oportunidades potenciais ou ameaças latentes em seu setor;
2. Divida todos os pontos fracos da mesma forma um grupo associado a oportunidades, o outro a ameaças;
3. Construa uma matriz com quatro quadrantes;
4. Inclua os pontos fortes e fracos de sua empresa, juntamente com as oportunidades e ameaças do setor, em cada uma das quatro caixas.

análise de swot.gif

Metas e Objetivos

A meta indica intenções gerais da empresa e o caminho básico para chegar ao destino que você deseja.
Já os objetivos são as ações específicas mensuráveis que constituem os passos para se atingir a meta.

Metas de algumas empresas:

  Objetivos financeiros;
  Contribuição para o lucro ou produtividade e provê retorno sobre o investimento;
  São mensuráveis e específicas;

Pode-se definir as metas de uma empresa com frases como:

  tornar-se líder de mercado ou
  fornecer alternativas de baixo custo.

Exemplos de metas financeiras são:

  atingir o ponto de equilíbrio em agosto de 2000 ou
  Obter o retorno sobre determinado investimento em 24 meses.

A simples definição de uma meta genérica para a empresa não é tudo. É preciso que cada meta seja acompanhada de uma série de:

  objetivos;
  declarações operacionais que especificam exatamente o que deve ser feito para se alcançar a meta.


Objetivos são declarações específicas que se relacionam diretamente a uma determinada meta e fornecem detalhes do que deve ser feito e quando. Geralmente são associados a números e datas. Dessa forma, é fácil de se determinar se um objetivo foi alcançado. Não existem objetivos isolados. Fora do contexto de suas metas mais amplas, eles têm significado restrito, sendo até bastante confusos.



Diretrizes para a definição de objetivos:

  Determine quem definirá os objetivos de negócio de sua empresa. Os objetivos indicam o que deve ser feito e quando e devem contar com a participação de todos os funcionários;
  Desenvolva um sistema para definição, revisão e administração dos objetivos em toda a empresa;
  Certifique-se de que os objetivos podem ser alcançados e verificados incluindo valores e datas quando conveniente;


Mão-de-obra:
É um adestramento, a primeira coisa é que as pessoas tem dificuldade de compreensão cognitiva.


QUAL É O TEMPO DE DEMANDA DE DESENVOLVIMENTO DE MÃO-DE-OBRA DENTRO DE UMA EMPRESA?
R: Num projeto sério o tempo é de dois anos.

FORNECEDORES:
Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. Fornecedor é o meu credor.

CLIENTES:
Quem é meu cliente, qual o seu perfil, onde eu faço a pesquisa, conhecer meu produto, definir meu publico, definir perfil: base cultural, matemática e estatística, base demográfica, potencial e numérica. Cliente é o meu devedor.

CONCORRENTES:
É todo aquele que rouba venda do seu negócio, não importando se atua na sua categoria de produto ou não.

DISTRIBUIÇÃO NO  MARKETING:
Em marketing, a distribuição ("praça") é um dos elementos do composto de marketing (marketing mix) derivado do inglês "place" ou "placement".
A distribuição compreende as atividades necessárias para que a oferta comercializada pela empresa fique acessível ao seu mercado consumidor. A distribuição preocupa-se e refere-se à logística e aos canais através dos quais o produto chega aos clientes.

BRIC :
É o pelotão de elite das economias emergentes que reúne: Brasil, Rússia, Índia e China, um contingente de pessoas que mudará a economia mundial.

LOBBY = Lobismo =
Lobista é a pessoa que cuida dos interesses de certos ramos de negócio no Congresso, tentando aprovar leis que as beneficiem ou evitar a aprovação de leis que irão prejudicá-los.   / 1. Pol. Ato de pressão política de um grupo, partido etc., a fim de se alcançar um objetivo político / 2. Pol. Ato de pressão de pessoa ou grupo organizado sobre pessoas ou poderes públicos, visando alcançar benefícios, vantagens para si ou para o grupo que se representa: Na questão agrária, era notável o lobismo dos latifundiários./3. P.ext. Qualquer pressão com que se busca influenciar outrem em benefício próprio: O lobismo dos alunos para que a escola não funcionasse após o feriado foi eficaz.



SELIC= Serviço de liquidação e de custódia. (Quando a Selic aumenta, todos os juros aumentam) resumindo: Regula e paga as taxas do governo.

Orçamento da União:
Quando a SELIC sobre, todo mundo deixa de investir em empresas e aplica o dinheiro em papéis do governo.
Hoje a taxa SELIC é de 7,5% aa.

TABELA DE EXEMPLO DE RISCO ECONÔMICOS:

A
0%
Banco empresta para uma pessoa e não guarda.
B
20%
Empresta e tem que guardar 20% no banco central
C
40%
Empresta e tem que guardar 40% no banco central
D
60%
Empresta e tem que guardar 60% no banco central
E
80%
Empresta e tem que guardar 80% no banco central
F
100%
Empresta e tem que guardar 100% no banco central

Com isso se deduz que a nossa economia é assimétrica, ou seja desigual.

Levar em consideração:
Variáveis: Econômicas ( Cambio, Inflação, Juros e empregos)
Variáveis Legais
Variáveis Políticas
Variáveis Jurídicas
Variáveis Educacionais
Variáveis tecnológicas

O Cenário em que se encontra

MODELOS DE ADM ORIENTAL E OCIDENTAL:

OCIDENTAL = FORDISMO
Linha de montagem móvel, com trabalhadores especializados;
Verticalização;
Administração de estoques;
Estrutura organizacional divisionalizada e hierárquica;
Alto Luxo e Alto preço;

ORIENTAL – TOYOTISMO
Grupo de trabalho auto-gerenciáveis;
Parceria com fornecedores dedicados;
Produção flexível;
Administração enxuta;
Aprimoramento continuo;
Alta qualidade e baixo preço;

NOTAS:
RIR = Respeito, Informação, Reconhecimento.
PIL = Plano Integrado de Planejamento.
OUTSOURCING = Terceirização ( surgiu no Japão em torno de 1870).
DOWNSIZING = Enxugar (mandar funcionários mais velhos embora), reduzir o quadro de funcionários.
ECONOMIA DE RELACIONAMENTO = Produzir mais em menor tempo com menor desperdício.
ANÁLISE DO SETOR ECONÔMIA = Tem que conhecer o histórico da empresa.
85% das pessoas compram por impulso.
90% das compras são feitas por mulheres.
Informação Assimétrica = É a luta pela sobrevivência = Informação Manipulada.
Simétrico = Igualdade.
Assimétrico= Desigualdade.
Simbiótica= É uma forma transversal de se expressar.
Construir Identidade: Os grandes líderes os fazem através do censo critico, vendo a informação de ambos os lados.
PIB= Produto Interno Bruto.
SELIC= Serviço de liquidação e de custódia. (Quando a Selic aumenta, todos os juros aumentam) resumindo: Regula e paga as taxas do governo.
60% dos empregos no Brasil se devem = Cidades com mais de 50mil pessoas.
LRF= Lei de responsabilidade fiscal
OCDE= 26 países gastam 4% do seu lucro em bens de guerra.
PCLD= Provisão de créditos de liquidação duvidosa.
“O imposto é baseado no consumo quando deveria ser baseado na riqueza”.
PNB= Produto Nacional Bruto.
TRADE OFF = Efeito Dominó.
PEA= Percentual Economicamente Ativo.

OFFSHORING= É o modelo de realocação de processos de negócio de um país para outro.