sexta-feira, 29 de julho de 2016

Jesus das Santas Chagas - Terço e Novena - padre Reginaldo Manzotti

                Jesus das Santas Chagas  - Padre Reginaldo Manzotti - Associação Evangelizar é Preciso. 


Olá a todos, compartilho com vocês esta publicação do padre Reginaldo Manzotti, trata-se da devoção a Jesus das Santas Chagas, que agora faz parte da minha vida.

Segue a publicação do sacerdote fundador da Obra Evangelizar é Preciso.


Filhos e filhas,
Na tarde do último domingo, dia 28 de fevereiro, tive a graça de partilhar a imagem oficial para devoção pública e pessoal a Jesus nas Suas Santas Chagas.

Tudo começou nas 24 horas em Oração do ano passado quando foi pedido a Deus: “dai-nos uma devoção fruto do Teu Coração”. E foi quando nos veio a devoção a Jesus nas Suas Santas Chagas. Primeiro veio ícone, que está no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR), abrindo a porta capela do Santíssimo Sacramento.

Sobre o Ícone de Jesus das Santas Chagas assim se expressou o Teólogo e artista Paulo Biscaia: “a iconografia cristã tem por objetivo principal retratar o mistério de Cristo, da Igreja, dos Santos. As cores e gestos retratados nas figuras cristãs colaboram para a apresentação do mistério de Deus entre os homens”.

No ícone retratado, as cores pelas quais as vestes são representadas seguem o perfil adotado pela escola iconográfica do Mosteiro da Ressurreição em Ponta Grossa, que possui grande referência na pessoa de D. Ruberval Monteiro – OSB, cujas obras encontram-se espalhadas ao longo do território nacional, e também no exterior, sobretudo na Itália.

O azul ao mesmo tempo que é a cor do cosmos, do criado, é a cor do Criador, símbolo Dele. O vermelho apresenta a realidade do sangue e da paixão, do humano que é sacrificado, do martírio. Também a cor da realeza e do poder. Assim, fica entendido que tanto no azul como no vermelho aparecem os símbolos da humanidade e da divindade.
No dourado ou ouro, as tradições do oriente, bizantina e russa, atribuem a iluminação e o esplendor da eternidade. Amarelo e ouro assumem no conjunto iconográfico a iluminação da Luz de Deus.

As chagas não estão sangrando, e de fato são como um furo, de prego. As Santas Chagas de Jesus dolorosas e gloriosas são presentes, mas não estão sangrando mais.

O rosto de Jesus tem um olhar firme, não é de um adolescente nem de um ancião, é de um home de 33 anos que não tem sorriso e nem tristeza, tem afirmação, profundidade.

Os pés estão calçados com sandálias, ressaltando a importância da missão: Ide e evangelizai a todos os povos. Estar a serviço!

Com uma mão ele lembra, sou Deus uno e trino, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, mas na outra mão um envio, porque evangelizar é preciso.

Existem alguns elementos importantíssimos que não se deve perder ou mudar:

A cruz, onde Jesus foi capaz de chegar, por amor. Esse elemento deve nos lembrar de onde Ele esteve e que nós também somos chamados a carregar a nossa cruz.

O resplendor porque aquele que perseverar até o fim será salvo em Cristo Jesus.

A pedra do sepulcro não é mais empecilho para Cristo, ela está atrás dele, menor que ele, sendo apenas memória, pois a pedra rolou e o sepulcro vazio, Ele deixou. E assim como Ele rolou a pedra do sepulcro, Ele vai rolar as pedras do nosso caminho.

Jesus está pisando de uma tampa mortuária, como que se estivesse dizendo: eu venci a morte!

Assim, a iconografia em seus símbolos abre as portas à catequese, à promessa eterna e ilimitada de um Deus que sendo eterno entra no tempo dos homens.

Por fim, Jesus das Santas Chagas nos ensina que por meio de suas chagas somos curados, somos evangelizados, somos evangelizadores. Nos ensina que quando tocamos seu lado podemos abandonar a incredulidade. Ensina ainda que ao tocar suas chagas podemos experimentar a alegria da Ressurreição.

Das chagas divinas emana a força da Igreja que segue e acredita que Evangelizar é preciso.

Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti


NOVENA DE JESUS DAS SANTAS CHAGAS

Salve essa novena e tenha sempre com você para um momento de necessidade:

2 comentários:

  1. COM ESSA ORAÇÃO CONSEGUI ALCANÇAR DOIS MILAGRES, A PRIMEIRA FOI QUEDA QUE MINHA FILHA DE 5 ANOS LEVOU DE UM PARQUE, ONDE TEVE TRAUMATISMO CRANIANO, O CASO DELA FOI GRAVÍSSIMO,FORAM 3 HORAS E 30 MIN DE CIRURGIA, PEGUEI O TERÇO DE SANTAS CHAGAS NA MÃO, ME AJOELHEI NA FRENTE DO HOSPITAL E COMECEI A REZAR JUNTAMENTE COM MINHA MÃE A ORAÇÃO DAS SANTAS CHAGAS E NO FINAL PEDI QUE NOSSA SENHORA E A DEUS ESTIVESSEM SEGURANDO NAS MÃOS DELA NA HORA DA CIRURGIA.
    QUANDO ACABOU ACABOU A CIRURGIA, FOI DIRETAMENTE PARA UTI.
    UNS DIAS APÓS A CIRURGIA, ELA CONTOU QUE TEVE UM SONHO COM MAMÃE DO CÉU E PAI DO CÉU, ONDE PAPAI DO CÉU ESTAVA COM A ROUPA DE COR AZUL, VERMELHO E FACHA AMARELA (A MESMA ROUPA QUE JESUS ESTÁ VESTIDO NA ORAÇÃO DAS SANTAS CHAGAS) E QUE OS DOIS ABRAÇAVAM ELA.
    O SEGUNDO MILAGRE FOI O MEU EMPREGO.MINHA FILHA FOI CURADA E FICOU SEM NENHUMA SEQUELAS.

    GRAÇA ALCANÇADA,GRAÇA TESTEMUNHADA.
    NÃO DEIXEM DE ACREDITAR.
    OBRIGADA SENHOR PELO MILAGRE, OBRIGADA NOSSA SENHORA PELA INTERCESSÃO E OBRIGADA AO PADRE REGINALDO POR PASSAR A MENSAGEM DE DEUS PARA TODAS AS FAMÍLIAS E A ASSIM AJUDANDO A AUMENTAR A NOSSA FÉ.

    ResponderExcluir
  2. Amo este programa obrigado padre por nós fortalecer com duas milagrosas palavras!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário: