terça-feira, 12 de maio de 2015

Paráclito e Pentecostes

LITURGIA: Quantas vezes você já ouviu a palavra “Paráclito” e não sabe o que é até hoje, vamos lá!

Paráclito. (O que significa?) - "Aquele que fica ao lado".

A palavra "paráclito" vem dos tempos antigos, era usada nos tribunais da época, onde os acusados não tinham advogados de defesa e nem de acusação.
Eles tinham que se defender sozinhos, e por isso muitos eram condenados de forma injusta.
Era ai, onde entravam os "paráclitos", e eu acho que eles existiam só naquela época mesmo, hoje não tem mais, o paráclito era: "Uma pessoa com uma fama irrepreensível, considerada como totalmente verdadeira e honesta, isenta de qualquer erro, esta pessoa podia interceder por quem estava sendo acusado".
Assim essa pessoa que era correta em tudo, apenas levantava e ia ao lado da pessoa que estava sendo julgada, e o simples fato do paráclito ficar ali do lado dessa pessoa, era prova incontestável de inocência daquela pessoa.

- PARÁCLITO, ou seja, como aquele "que se colocava ao lado" e que intercedia.

Por isso que Jesus chamou o Espírito Santo de Paráclito e prometeu que Ele ficaria ao nosso lado. Ele é e será sempre o nosso DEFENSOR. Não precisamos temer o mal ou as tempestades em nossas vidas, pois Jesus prometeu:
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós." (João, 14, 16-17). (resumo feito a partir da homilia proferida por Mons. Manuel Moreira Vieira – Rio de Janeiro – em 27/04/08)
Para nós cristão e de forma especial da Igreja Católica recuperamos com fervor a devoção no Espirito Santo, ao qual chamamos de Espirito Paráclito.


E o PENTECOSTES, é o nome que é o nome dado para o dia em que comemoramos a festa (a Solenidade) do Espírito Santo, ela significa "cinquenta", ou seja, 50 dias após a ressurreição, a Páscoa, Jesus nos mandou o seu Espírito, para nos consolar, nos defender e nos dar forças. O Espírito Paráclito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: