Boletim Informativo –
Curso de Marketing – 09 de maio de 2014
Semana de Marketing na
FAMA - Faculdade de Tecnologia Machado de Assis
FAMA – Campus Santa Cândida - Curitiba/PR (foto – internet)
Para comemorar o Dia do
Profissional de Marketing (08/05), a Faculdade “FAMA” do campus Santa Cândida
em Curitiba/PR, realizou a Semana de Marketing com a apresentação de palestras
e atividades para o enriquecimento acadêmico dos alunos desta disciplina. O
evento foi divido em três momentos, que aconteceram entre os dias 06, 07 e 08
de maio, respectivamente.
No primeiro momento, o foco foi
“Marketing Digital e Mídias Socais”, a professora Daniela Drummond, convidou a
blogueira Amanda Santiago, criadora do blog: “Troquei meu guarda-roupa
na China” que explanou a classe as metodologias aplicadas e conceitos para
se criar um blog de sucesso, interações nas redes sociais, com rentabilidade e
se destacando da concorrência.
No blog, direcionado ao público
feminino, Amanda ensina como comprar na China, desde roupas a produtos de
beleza, com dicas e orientações assertivas de sites, formas de pagamentos,
remonta looks de celebridades em manequins diversos, o que atrai e estimula
suas leitoras.
Amanda
Santiago, é designer gráfico com pós-graduação em direção de arte e Marketing.
Atualmente se dedica exclusivamente a administração de seu blog, o qual soma em
média três mil visitas diárias e mais de 26mil compartilhamentos e interações
em redes sociais.
Quarta-feira (07/05), segundo dia
de atividades no campus “Santa cândida”, os alunos do curso de Marketing
participaram da palestra de Thais Bini, gerente Weslth no Banco HSBC. O tema
abordado, foi Marketing de Negócios, com detalhamentos específicos da expertise
elaborada pela profissional em sua carreira, que tem como primazia o
atendimento ao cliente.
Palestra Thais Bini – Sala de Marketing., Foto: Eliezer Franco
Durante sua palestra, Thais Bini
elencou diversas situações de sua rotina diária, priorizando os detalhamentos
de consultoria financeira que realiza a sua carteira de clientes, que foram
assimiladas pela classe com os conceitos até então aprendidos dentro do
ambiente de aula, momentos que foram reforçados pelo professor Ubiraja A.
Pereira que completou e apontou o link do tema, com as aulas em sua disciplina
“Marketing Aplicado”.
Thais
Bini, é formada em Economia pela FESP/PR.
Na quinta-feira (08/05), última
noite da Semana de Marketing e Dia do Profissional de Marketing, foi encerrada
com palestra, Projeto de promoção, ação e vendas, e Aula de estratégias de
Marketing: pessoal, serviços e B2B.
A palestra foi ministrada por
Júlio Carlos Schneider, diretor das Rádios
Evangelizar AM 1060 e FM 90,9 de Curitiba/PR, que explicou os processos de
organização e orientação de uma rádio, segmentação, perfil de ouvintes,
posicionamento e estratégias de audiência e comercial.
Palestra Júlio Carlos – Sala de Marketing, Foto: Patrick
Gomes
O palestrante explicou as
diferenças que existem em veículos de comunicação, mostrando de forma clara a
importância de posicionamento do grupo. Simulando exemplos de situações e
alterações de grade de programação mantendo a essência da empresa, utilizando
seus pontos fortes como diferencial atrativo para clientes visando faturamento
e custeio de atividades que se deve desenvolver, para garantir vantagens competitivas
de mercado.
Júlio Carlos Schneider, é profissional da área de Marketing e
diretor das Rádios Evangelizar AM 1060 e FM 90,9
de Curitiba/PR.
Projeto de promoção, ação e vendas.
Alunos do curso de Marketing, Foto: Willian Bhernardo
O Projeto da aluna: Leuda
Barbosa, foi organizado por um grupo de alunos da turma de Marketing. Uma ação
de interação com todos os alunos da faculdade, realizado no 3º andar da
instituição, com promoção e ação de vendas direta de calçados femininos, além
da oferta, os alunos divulgaram e promoveram a marca do produto “Elegancy”, com cadastro de possíveis clientes para envio de
mailings, e sorteio de brindes.
A finalização do evento, foi em
sala de aula, com a professora Shirlei Camargo, durante a condução de sua
disciplina em Estratégias de Marketing: pessoal, serviços e B2B.
O sorteio do brinde oferecido
pelos alunos de Marketing aconteceu durante esta aula e a
ganhadora foi: Sueli Zacheski do curso
de RH.
Comentários sobre a
Semana de Marketing
“Para a faculdade é exatamente aliar o ensino teórico a prática, ou seja, ver efetivamente como se
aplicam os conhecimentos na realidade. Óbvio que como esta foi a primeira,
precisamos aprimorar em muito essa semana do curso. Outro aspecto é a
participação efetiva de todos e não só alguns.
Para os alunos é ter o contato direto com aqueles que utilizam o
Marketing e suas ferramentas, para que entendam como funcionam. Observe quanto
pudemos com o auxílio das palestras confirmar o que se fala em sala. Não só com
a Thais, Júlio, Amanda mas com a experiência, pudemos trazer para a realidade
tudo que comentamos em aula”. Ubirajara
Acacio Pereira – Coordenador do curso de Marketing.
“Para os alunos é necessário esse contato com a prática de mercado, pois
além da teoria aprendida nas aulas é fundamental a vivência prática das
atividades. Também é uma forma de adquirir conhecimentos de forma mais
interativa. Na minha visão o contato com profissionais da área, a execução de
projetos e trabalhos agrega conhecimento, mas principalmente ensina como se
relacionar e atuar profissionalmente”. Daniela
Drummond – Professora (Marketing
digital e mídias sociais).
“Não pude acompanhar esta semana especificamente de perto por motivos
outros mas, a ideia é que sejam momentos onde através de uma observação mais
aproximada do mundo corporativo, da realidade das empresas, é possível fazer
links com a teoria aprendida em sala o que auxilia muito na aprendizagem do
aluno. A semana de Marketing para os alunos é muito importante pois é por meio
dela que pode-se relacionar a teoria com a prática capacitando melhor os alunos
além de divulgar o curso para as demais áreas. E para a instituição, alunos
melhores capacitados, são o “cartão de visita” da mesma, o objetivo a ser
alcançado”. Shirlei Camargo – Professora
(Marketing pessoal, serviços e B2B).
“Tirei as conclusões: A Semana de Marketing nos serviu para ter uma
base teórica da prática de nossa futura profissão, foram nos apresentados
circunstâncias, acontecimentos, problemas, metodologias de trabalho e
estratégias de MKT, todos os palestrantes apresentaram seus meios, e como a
teoria se aplica a prática, agora informações que obtenho em aula fazem mais
sentido”. Patrick Gomes – Aluno de Marketing.
Perfil Social: do grupo de Facebook “FAMA – Curso de Marketing”,
criado pelos alunos para interação de estudos em 2014.
Informativo
sazonal, On-line, produzido pela turma de Marketing
FAMA – Faculdade Machado de Assis, campus
Santa Cândida
Editorial:
Geizom Sokacheski – aluno de Marketing
Curitiba,
09 de maio de 2014
mktfama1@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário: