sábado, 10 de maio de 2014

Semana de Marketing - Dia do Profissional de Marketing / FAMA - Faculdade de Tecnologia Machado de Assis

                      
Boletim Informativo – Curso de Marketing – 09 de maio de 2014 

http://padrereginaldomanzotti.org.br/v2/modules/crm/campaign/assets/templates/template12/images/images-boletim_03.gif
Semana de Marketing na FAMA - Faculdade de Tecnologia Machado de Assis

                        FAMA – Campus Santa Cândida - Curitiba/PR (foto – internet)

Para comemorar o Dia do Profissional de Marketing (08/05), a Faculdade “FAMA” do campus Santa Cândida em Curitiba/PR, realizou a Semana de Marketing com a apresentação de palestras e atividades para o enriquecimento acadêmico dos alunos desta disciplina. O evento foi divido em três momentos, que aconteceram entre os dias 06, 07 e 08 de maio, respectivamente.


http://padrereginaldomanzotti.org.br/v2/modules/crm/campaign/assets/templates/template12/images/images-boletim_03.gif
No primeiro momento, o foco foi “Marketing Digital e Mídias Socais”, a professora Daniela Drummond, convidou a blogueira Amanda Santiago, criadora do blog: “Troquei meu guarda-roupa na China” que explanou a classe as metodologias aplicadas e conceitos para se criar um blog de sucesso, interações nas redes sociais, com rentabilidade e se destacando da concorrência.

Troquei na China 
No blog, direcionado ao público feminino, Amanda ensina como comprar na China, desde roupas a produtos de beleza, com dicas e orientações assertivas de sites, formas de pagamentos, remonta looks de celebridades em manequins diversos, o que atrai e estimula suas leitoras.

Amanda Santiago, é designer gráfico com pós-graduação em direção de arte e Marketing. Atualmente se dedica exclusivamente a administração de seu blog, o qual soma em média três mil visitas diárias e mais de 26mil compartilhamentos e interações em redes sociais.     
Conheça mais acessando: www.troqueinachina.com.br    

http://padrereginaldomanzotti.org.br/v2/modules/crm/campaign/assets/templates/template12/images/images-boletim_03.gif
Quarta-feira (07/05), segundo dia de atividades no campus “Santa cândida”, os alunos do curso de Marketing participaram da palestra de Thais Bini, gerente Weslth no Banco HSBC. O tema abordado, foi Marketing de Negócios, com detalhamentos específicos da expertise elaborada pela profissional em sua carreira, que tem como primazia o atendimento ao cliente.

             
                        Palestra Thais Bini – Sala de Marketing.,  Foto: Eliezer Franco

Durante sua palestra, Thais Bini elencou diversas situações de sua rotina diária, priorizando os detalhamentos de consultoria financeira que realiza a sua carteira de clientes, que foram assimiladas pela classe com os conceitos até então aprendidos dentro do ambiente de aula, momentos que foram reforçados pelo professor Ubiraja A. Pereira que completou e apontou o link do tema, com as aulas em sua disciplina “Marketing Aplicado”.

Thais Bini, é formada em Economia pela FESP/PR. 
    
http://padrereginaldomanzotti.org.br/v2/modules/crm/campaign/assets/templates/template12/images/images-boletim_03.gif
Na quinta-feira (08/05), última noite da Semana de Marketing e Dia do Profissional de Marketing, foi encerrada com palestra, Projeto de promoção, ação e vendas, e Aula de estratégias de Marketing: pessoal, serviços e B2B. 
A palestra foi ministrada por Júlio Carlos Schneider, diretor das Rádios Evangelizar AM 1060 e FM 90,9 de Curitiba/PR, que explicou os processos de organização e orientação de uma rádio, segmentação, perfil de ouvintes, posicionamento e estratégias de audiência e comercial.

  Júlio Carlos Schneider    

 Palestra Júlio Carlos – Sala de Marketing, Foto: Patrick Gomes

O palestrante explicou as diferenças que existem em veículos de comunicação, mostrando de forma clara a importância de posicionamento do grupo. Simulando exemplos de situações e alterações de grade de programação mantendo a essência da empresa, utilizando seus pontos fortes como diferencial atrativo para clientes visando faturamento e custeio de atividades que se deve desenvolver, para garantir vantagens competitivas de mercado.
Júlio Carlos Schneider, é profissional da área de Marketing e diretor das Rádios Evangelizar AM 1060 e FM 90,9 de Curitiba/PR.

Projeto de promoção, ação e vendas.

 
                      Alunos do curso de Marketing, Foto: Willian Bhernardo

O Projeto da aluna: Leuda Barbosa, foi organizado por um grupo de alunos da turma de Marketing. Uma ação de interação com todos os alunos da faculdade, realizado no 3º andar da instituição, com promoção e ação de vendas direta de calçados femininos, além da oferta, os alunos divulgaram e promoveram a marca do produto “Elegancy”, com cadastro de possíveis clientes para envio de mailings, e sorteio de brindes.
A finalização do evento, foi em sala de aula, com a professora Shirlei Camargo, durante a condução de sua disciplina em Estratégias de Marketing: pessoal, serviços e B2B.
O sorteio do brinde oferecido pelos alunos de Marketing aconteceu durante esta aula e a ganhadora foi:    Sueli Zacheski do curso de RH. 

http://padrereginaldomanzotti.org.br/v2/modules/crm/campaign/assets/templates/template12/images/images-boletim_03.gif
Comentários sobre a Semana de Marketing

Para a faculdade é exatamente aliar o ensino teórico a  prática, ou seja, ver efetivamente como se aplicam os conhecimentos na realidade. Óbvio que como esta foi a primeira, precisamos aprimorar em muito essa semana do curso. Outro aspecto é a participação efetiva de todos e não só alguns.  Para os alunos é ter o contato direto com aqueles que utilizam o Marketing e suas ferramentas, para que entendam como funcionam. Observe quanto pudemos com o auxílio das palestras confirmar o que se fala em sala. Não só com a Thais, Júlio, Amanda mas com a experiência, pudemos trazer para a realidade tudo que comentamos em aula”. Ubirajara Acacio Pereira – Coordenador do curso de Marketing.


Para os alunos é necessário esse contato com a prática de mercado, pois além da teoria aprendida nas aulas é fundamental a vivência prática das atividades. Também é uma forma de adquirir conhecimentos de forma mais interativa. Na minha visão o contato com profissionais da área, a execução de projetos e trabalhos agrega conhecimento, mas principalmente ensina como se relacionar e atuar profissionalmente”. Daniela Drummond – Professora (Marketing digital e mídias sociais).


Não pude acompanhar esta semana especificamente de perto por motivos outros mas, a ideia é que sejam momentos onde através de uma observação mais aproximada do mundo corporativo, da realidade das empresas, é possível fazer links com a teoria aprendida em sala o que auxilia muito na aprendizagem do aluno. A semana de Marketing para os alunos é muito importante pois é por meio dela que pode-se relacionar a teoria com a prática capacitando melhor os alunos além de divulgar o curso para as demais áreas. E para a instituição, alunos melhores capacitados, são o “cartão de visita” da mesma, o objetivo a ser alcançado”. Shirlei Camargo – Professora (Marketing pessoal, serviços e B2B).


“Tirei as conclusões: A Semana de Marketing nos serviu para ter uma base teórica da prática de nossa futura profissão, foram nos apresentados circunstâncias, acontecimentos, problemas, metodologias de trabalho e estratégias de MKT, todos os palestrantes apresentaram seus meios, e como a teoria se aplica a prática, agora informações que obtenho em aula fazem mais sentido”. Patrick Gomes – Aluno de Marketing.

http://padrereginaldomanzotti.org.br/v2/modules/crm/campaign/assets/templates/template12/images/images-boletim_03.gif

Perfil Social: do grupo de Facebook “FAMA – Curso de Marketing”, criado pelos alunos para interação de estudos em 2014.
 

Informativo sazonal, On-line, produzido pela turma de Marketing
 FAMA – Faculdade Machado de Assis, campus Santa Cândida
Editorial: Geizom Sokacheski – aluno de Marketing
Curitiba, 09 de maio de 2014
mktfama1@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: