quarta-feira, 27 de outubro de 2010

FINADOS

Padre Reginaldo Manzotti
Assunto: Finados – 01/11/08
TEMA: Vida e Morte

“Pai, que pelo teu filho, nenhum dos filhos deste mundo se perca e que ao olhar para a morte valorizemos a vida. Quero estar no céu, viver a eternidade contigo e se em algum momento eu me perder, coloca-me no teu caminho e me dê a graça da perseverança final.”
Padre Reginaldo Manzotti

Hoje, a palavra de Deus através do evangelho de João, nos prepara para um dos momentos mais dolorosos da vida: a morte.
Quase todos nós já passamos pela perda de um ente querido e quem não vivenciou ainda isso, deve se preparar, afinal, se há uma coisa certa na vida é a morte, que as religiões encaram de modo diferente.
Na palavra de Deus vemos que vencendo a morte e ressuscitando, Jesus nos faz olhar esse momento difícil de partida como um recomeço, uma passagem para a eternidade com Deus.
Purgatório, céu e inferno
O novo catecismo da Igreja Católica tem base em dois fundamentos: a Bíblia e o magistério da igreja – tradição comum entre comunidades. Observamos eles quando rezamos o Creio: “
Creio na ressurreição dos mortos...”
A Igreja nos ensina que na hora da morte, todos passam pelo juízo particular, momento em que nossa vida passa como um filme diante de nós, porém nós vemos sob a luz da verdade, os frutos do nosso livre arbítrio.
A partir disso, há três direções a seguir.
Aqueles que morreram em estado de beatitude - por exemplo: Nossa Senhora e os santos – cremos que vão direto estar com Deus. Para o céu, que é o anseio último de toda alma.
O ser humano foi feito para ficar junto com Deus, em estados de profunda comunhão e intimidade de amor com o Pai.
Sobre se há ou não o inferno, afirmo que ele existe sim. Começa aqui e vai além.
Deus não condena alguém ao inferno! O inferno é uma auto exclusão da graça, àqueles que no uso do seu livre arbítrio, romperam com Deus. Estavam em pecado grave e insistiram em permanecer desta forma.
Porém, existem almas que na hora da morte, no juízo particular não romperam com Deus. Há muito o que ser purificado nelas. Para elas existe o purgatório, relatado no Antigo Testamento, em II Macabeus, 12,46. Através dessa leitura, você entenderá porque rezar pelos mortos.
Quem está no céu não precisa de oração; aos que se encontram no inferno, nossas orações de pouco vão valer; porém, para aqueles que permanecem no purgatório, para estes sim, devemos rezar.
Noutro texto Jesus diz que quem pecar contra o espírito, esse pecado não pode ser purificado nem neste século, nem no século seguinte. Isso nos leva entender que pecados cometidos em vida podem ser purificados em séculos vindouros. Daí vem o fundamento de mandar rezar missas, para adiantar o estado de purificação dos que morreram.
Para onde vão as almas
Hebreus nos ensina que se morre apenas uma vez. Assim sendo, tire do seu vocabulário definitivamente a palavra reencarnação. Ela não é nossa! Professamos a religião da encarnação e da ressurreição: Cristo ressuscitou!
Pense nos seus entes queridos que morreram... Você acha que Deus, em seu infinito amor, deseja a reencarnação deles? Cada pessoa tem uma identidade própria e diante de Deus é absolvida por seu amor. Por isso, na nossa fé não há lugar para o espiritismo. Respeito todas as religiões, porém, mais a minha. E peço para que você faça o mesmo. Um católico não pode ser espírita.
Haloween & Todos os Santos
Haloween é a festa dos mortos, de cunho pagão e dos países nórdicos, que valorizam as bruxas, os duendes e os mortos vivos. O fundamento desta fé não é cristão e essa festa acontece no Dia de Todos os Santos.
Ao celebrarmos Todos os Santos, recordamos aos vivos a purificação da fé, daqueles que antes de nós morreram em estado de graça.
Somos feitos para ser santos, como nosso DEUS é SANTO.
Por isso, deixemos de lado a tristeza, a amargura e o desânimo que a vida que nos trás, e vivamos em intimidade com Deus. Celebre o Dia de Finados assistindo a missa e visite os mortos no cemitério. Lembre-se que um dia ressuscitaremos com nosso corpo. Por isso, enterramos corpos, professando que ressuscitaremos em Espírito e Carne diante de Deus.
Reze pelos mortos! Finados é um dia de respeito aos mortos, não de fazer bagunças ou piqueniques em cemitérios.
Cemitério não é o fim! Um dia nossa alma vai embora e nosso corpo apodrece. Porém, haverá o dia em que levantaremos dos túmulos, no juízo final, quando Jesus virá para julgar vivos e mortos.
Superar a morte é saber para onde vão aqueles que partiram. É a melhor forma de trabalhar em você, a fé do ressuscitado. Quando nos conscientizamos de que Jesus ressuscitou e aqueles que morreram estão juntos dele, é mais fácil superar a morte. Diante da morte de seus afetos, diga: “Senhor, receba a minha dor“ e a ele entregue seu sofrimento.
A morte nunca representou a vontade de Deus. Ela passou a fazer parte do mundo, pelo pecado original. Deus fez os seus filhos para a eternidade. A morte é uma contingência humana, faz parte da fragilidade do homem. Deus nos fez para vivermos para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: