quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Músicas na liturgia.

CONVIDADO: Custódia Cardoso – Religiosa da Congregação das irmãs de Santa Paulina14/02/2009

O segundo Evangeliza Show de 2009 teve como tema as Músicas na Liturgia, e ninguém melhor para falar sobre isso do que a irmã Custódia Cardoso. Ela é religiosa da congregação das irmãs de Santa Paulina, assessora da CNBB e maestrina do Coral Palestrina.

De acordo com padre Reginaldo Manzotti, o canto tem um papel importantíssimo nas celebrações. “A liturgia não pode ser morta, precisa ter alegria, amor, entusiasmo e vibração, na dose certa. Tudo o que é demais destempera. Jesus disse: ‘Fazei isso em memória de mim, tomai e comei, tomai e bebei’, e depois cantaram os salmos. Isso era a liturgia!”

Irma Custódia destacou no programa que a música é parte da liturgia nas celebrações. “Hoje chamamos de música litúrgica, antigamente musica sacra e até canto pastoral. Depois do concílio, eles quiseram colocar a música para o povo participar. Outra coisa que a gente teria que ver, é o que seria a música litúrgica, porque hoje em dia, muita gente canta uma música.”

Segundo ela, a música litúrgica carrega algumas características como: estar de acordo com o tempo litúrgico, com o momento e o tipo da celebração, e principalmente se está de acordo com a bíblia e os ensinamentos da Igreja, sem esquecer a cultura de cada povo. Esses são os únicos critérios da Igreja na escolha do repertório musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: