quarta-feira, 27 de outubro de 2010

TERCEIRA IDADE

EVANGELIZA SHOW- Padre Reginaldo Manzotti

Qualidade de vida na melhor idade

Convidados: o casal Mauro Roberto Piovesan (médico geriatra) e Elizabeth Piovesan (pedagoga, especialista na área do envelhecimento cognitivo)

Quero rezar e oferecer este programa, por aqueles que estão abandonados nos asilos, nas casas de recuperação e “amparo” aos idosos.
Peço a Deus para que as famílias assumam os idosos que têm, assim como eles o fizeram no passado, quando assumiram os novos que surgiram nos seios familiares.
FILHOS, jamais se esqueçam deste mandamento: “Honrar pai e mãe”.
Deus abençoe nossos idosos e mande o arcanjo Gabriel para curá-los e levar a eles uma boa nova. Eles precisam disso! Muitos são os que passam privações sociais, econômicas e principalmente afetivas. Isso, sem contar as violências físicas, promovidas por filhos e outras pessoas próximas.

Senhor: abençoe todos os idosos do nosso Brasil e do Mundo!

Nossa sociedade vive uma grande ditadura da beleza. Ninguém quer envelhecer, porém, a vida tem o seu ciclo natural.
Será que devemos encarar a velhice, no prisma dos perigos da chamada melhor idade, que na verdade não é tão melhor assim? Será que não estamos maquiando uma realidade?
Como podemos chamar de melhor idade, uma fase em que os reflexos desaparecem? De melhor idade, se o valor da aposentadoria não dá nem para comprar remédios necessários? Ou ainda, de melhor idade uma fase na qual você tem um dinheirinho sobrando para comer algo que não pôde degustar quando jovem, mas as doenças próprias da senilidade não lhe permitem fazê-lo agora?

Como ter uma boa terceira idade
Penso que as pessoas devem chegar à fase final da vida de bem com Deus e com o próximo, sem precisar mentir, se esconder ou sobreviver à base de remédios com tarja preta. Devem colocar suas experiências a serviço do Senhor, seguindo os exemplos de São Joaquim, Santa Ana, Isabel e Zacarias, descritos no Evangelho.
Há uma preocupação muito grande da Igreja, com relação aos idosos, observada tanto nas dioceses quanto nos planos pastorais. O próprio documento de Aparecida estampa isso.

O que é envelhecer bem?
É envelhecer com sabedoria, olhando à frente, procurando sempre aprender mais. Ter convívio com familiares e amigos, e uma espiritualidade sempre renovada.
Viver bem é viver a idade que se tem. Envelhecer é um processo longo, que não acontece de uma noite para outra. Cabe a nós, aproveitar a vida durante o curso que ela segue.
Algumas pessoas não assumem a idade que têm e negam a velhice, com base na idéia errônea de que idoso é incapaz.
Muitos vivem em busca da fonte da juventude, que não existe. Portanto, devemos nos adaptar a nossa faixa etária, para evitar frustrações conseqüentes da idade.
Hoje há maior preocupação com a inclusão social da pessoa com mais idade, em oferecer a ela uma qualidade de vida. Mas, são muitos os preconceitos em relação àqueles que têm mais de 50 anos. Eles encontram dificuldades em conseguir colocação no mercado de trabalho. Teme-se a vulnerabilidade deles às enfermidades. Os empregadores esquecem da experiência de vida que acumularam ao longo dos anos. Governos e empresas deveriam levar em consideração que pessoas mais experientes certamente poderão ensinar os demais colegas de trabalho e desempenhar tarefas mais corretamente.
Para ter uma velhice “legal”, como dizem os jovens, se renove a cada momento. Para ter um futuro melhor, tenha uma alimentação equilibrada, aprenda coisas novas, movimente-se sempre, leia e pratique exercícios físicos e mentais.

Importância da família
Casas de repouso e asilos não são lugares ideais para idosos. Em muito desses locais, as pessoas ficam para escanteio, perdem o convívio familiar e o contato com o Mundo.
O lugar de idoso é com a sua família, círculo de extrema importância para todos.
Quando um idoso começa a perder a memória, mantenha a calma! Esquecer nomes, guardar coisas em locais errados, não se lembrar de como se executa determinada tarefa ou utilizar roupas não condizentes com o momento são comuns nesse caso. A saída é buscar ajuda com um profissional habilitado, que lhe ensinará a agir diante da situação.

FAMÍLIAS: respeitem os mais velhos não somente pela idade que têm, mas pela experiência que acumularam, por serem seus pais ou antecessores, dotados de maior sabedoria. Lembrem-se: os jovens de hoje serão os idosos de amanhã.
À exemplo de Santa Edith Stein ou Santa Teresa Benedita da Cruz, filósofa, judia e carmelita possamos dizer todos os dias:
SENHOR, DAI-ME A GRAÇA DE SABER ENVELHECER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: