segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Tradição da Oração!


“A oração não se reduz ao surgir espontâneo de um impulso interior; para rezar é preciso querer". Não basta saber o que as Escrituras revelam sobre a oração, tudo depende única e exclusivamente de você.
É certo que hoje a oração é uma tradição, ensinada de pai para filho!
E  existem as mais variáveis tradições. E ritos.
O Espírito Santo é a Água viva, que no coração orante, jorra para a vida eterna.
E na Ação do Espírito Santo que vamos nos basear para compreender melhor a nossa oração individual.
Mas nosso grande instrumento de base será a bíblia, pois como muitos dizem, “Bíblia aberta -  cartilha de oração”.
A leitura da Bíblia deve ser sempre acompanhada de oração, quando lê-se um capitulo ou versículo, devem sempre se rezar antes pedindo a Deus a clareza para a palavra e após, pedindo a Deus a satisfação das respostas.
Um coração alimentado pela palavra de Deus, na oração, somente pode ser procurado na leitura, encontrado na meditação, insistindo na oração, e se abrindo para a contemplação, a exemplo da léctio divina. 
Quando falamos de Deus, podemos comparar  nosso coração ao altar de uma igreja, que se interioriza, a assimila a liturgia, antes, durante e após a leitura da sagrada escritura e motivando em nós a oração, em comunhão com a Santíssima Trindade.

Falemos da oração como a liturgia da igreja, e quando entramos nela é por uma porta bem espreita, que é a Fé, sem fé a oração não é completa.
Somos sempre preparados a ficar a na expectativa da volta de Cristo, fortificados pelo Espírito Santo, que nos educa a orar e a ter esperança.
O mistério pascal de Cristo, nos faz gerar expectativas, baseadas no hoje, lembrando do ontem e pensando no amanhã.
No impulsionando a viver com a fé e a oração sempre “jorrando” em nosso peito.
Tanto na oração do Pai Nosso, como na providência divida, e na liturgia da Igreja.
Nos fortifica a necessidade de orar a cada acontecimento, a cada instante, e até mesmo nos nossos mais íntimos segredos.
Nossa oração é o nosso fermento para o reino de Deus.
Nos caminhos da Oração   sabemos que em cada região demográfica, cultural existem as mais diversas variantes de manifestações da fé e da oração, cabendo assim as lideranças religiosas e suas hierarquias conduzi-las e ensiná-las.
O único caminho, para a oração cristã, é Deus, e formas que nos façam chegar a ele
Quando temos orações dirigidas a Jesus Cristo, buscamos o louvor ao verbo encarnado, Jesus Cristo (Javé Salva), o nome de Jesus contém tudo, quando chamamos a Jesus na oração, estamos invocando a Deus, venerando o seu precioso coração de Deus.
Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor Deus, se não o Espírito Santo.
Toda vez que rezamos e fazemos esta assimilação, é o Espírito Santo agindo em nós.
É o Espírito que nos ensina e indica o caminho correto a rezar a exemplo de Cristo o Senhor, por sua vez a si mesmo.
Por isso a maneira correta, nossa fórmula de oração é pedir:
Invocar ao Pai por Cristo, nosso Senhor, para que nos dê o Espírito Consolador.

Sabemos que Jesus Cristo, é o único mediador entre nós a Deus, Maria sua mãe e nossa mãe, é pura transparência de Cristo, é ela quem nos mostra o caminho para chegar até o seu filho.
É uma coordenação singular entre Maria e o Espírito Santo, nosso caminhos mais seguros para a oração.
Como a oração da Ave-Maria e todas as devoções que a Igreja aceitou e mantém atuantes até hoje, pois são fortíssimos instrumentos de fomentar a pratica da oração, na semelhança humana de Deus, através do nascimento de Cristo a Maria, conforme já era profetizado, depois concretizado e ate hoje exteriorizado pela Igreja e pelos cristãos.
È por este motivo que a oração da Igreja e a oração ao Pai esta intimamente ligada a Maria, a oração da Igreja é unida desta maneira, pois Maria representa a esperança.

Testemunhas de Cristo, assim é que definimos a todos os Santos e Santas, pessoas que tiveram nas suas vidas experiências reais e mais se assemelharam a Cristo em suas ações.
São aqueles que hoje já contemplam a Deus, estão em sua presença.
A intercessão deles é o mais alto serviço que prestam a Deus, por isto devemos e podemos pedir-lhes que intercedam por nós,  e pelo mundo inteiro.
Na historia dos Santos ( comunhão dos Santos) foram desenvolvidos várias formulas de orações, carismas, verdadeiras comunidades de oração isoladas dado origem a uma rica  diversidade, pura e única a  luz do Espírito Santo.

As famílias cristãs devem ser o berço e o local dos primeiros ensinamentos aos seguidores de Cristo, e a base de oração.
Os pais devem ensinar seus filhos, a rezar a preservar a sua fé, numa convivência cotidiana e habitual.
Outros modelos são introduzidos nesta educação da fé nas famílias cristãs,:
Ministros ordenados, Religiosos, Consagrados, a Catequese, grupos de oração, e todos os demais.
A certeza é que o Espírito Santo, dá a seus fieis diversos dons, os sete dons!
Aqueles que aceitam e vivem estes dons, são os verdadeiros seguidores, os ungidos que Deus quer para si.

Existem ainda lugares que facilitam a pratica da oração, A Igreja é o lugar para a oração litúrgica em comunidade, é o lugar de adoração.
Mas sempre é necessários buscar lugares que propiciem a pratica da oração no seu dia a dia, locais estes que você deve procurar conforme seu coração mandar, ou dependendo do estilo que oração que precisar proferir.

Fontes para este resumo sobre Oração:
Bíblia Sagrada – EdiçãoPaulus – 77ºEdição Pastoral.
Livro a Oração da Vida Cristã – Católicos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: