sábado, 20 de outubro de 2012

O que você sabe sobre a Oração?

Conhecendo mais sobre a  Oração

“Poderoso é o nome do Senhor em toda a terra, depois dos anjos são os homens a reconhecer isso”.

Deus é o primeiro a chamar o homem em todos os momentos, através da oração. A história da salvação vem desse entrelace entre Deus e o homem através da oração, que tudo cura. Desde o início dos tempos, desde a primeira invocação do homem ao nome de Deus, quando Enós, filho de Set, terceiro filho de Adão e Eva, invoca o nome de Javé. Onde surge a oração em invocações e pedidos, definindo assim a primeira aliança dos homens com Deus.
No tempo de Abraão que era muito tímido, a oração com Deus, tem início através de atos, e ele é apenas submisso as palavras de Deus.
E somente a partir das suas queixas e lamentações, que Abraão efetiva a primeira oração a Deus num sentido de pedido onde sua fé, fica na extremidade de ter um retorno na fidelidade da palavra de Deus.
Abraão acreditando em Deus, forma com ele uma aliança, aproxima seu coração e a partir dai surge um nosso estilo de oração a intercessão, onde Abraão pede pelos homens, a Deus.
O hábito é passado as futuras gerações, até as 12 tribos de Jacó, e mantida a aliança com Deus através da Oração e da fidelidade, a fé, a perseverança são manifestadas e confirmas como exemplo: a luta de Jacó no deserto, com “alguém”, tradição que é mantida pela igreja até os dias de hoje.
E foi mantendo este sentimento de oração e aliança, que Moises é destacado como o maior intercessor entre Deus e os homens, principalmente quando o povo se afastou da fé em Deus, ele também foi o  mais humildes dos homens sendo o único a conversar com Deus face a face quando subia a montanha, onde pedia, orava, intercedia e depois mediava ao povo as vontades de Deus, foi o que ele fez praticamente toda a sua vida, durante o Êxodo e a promessa da páscoa, conduzindo o povo pelo deserto,através de tantas guerras e combates.  
Nas futuras gerações novos hábitos e métodos foram inseridos na oração, como as práticas para a oração e se aproximar de Deus, como se portar diante de Deus, a exemplo de Samuel e a como ouvir a palavra de Deus, no caso o profeta Eli.
Assim, Deus vem indicando uma hierarquia dentro do seu povo, escolhendo aqueles que seriam os comandantes do seu povo “os ungidos por Deus” como o rei Davi o primeiro profeta da oração judaica e cristã.
Aqueles que seriam os seus mediadores, porém a prática da oração era comum para com todos. Havendo o pedido de Deus de construir um local para a oração, um "templo", e Salomão, terceiro filho homem de Davi, quem constrói o primeiro “Templo”, onde se mantém a oração em súplicas, por si próprio, pelo povo, pelas gerações futuras, onde pede-se o perdão pelos pecados, e necessidades de cada dia, começa o desejo de “EVANGELIZAR” e fazer com que todos saibam que Javé é o Deus único, e que todos coloquem em Javé o seu coração, através da oração.
No templo se educava para a Oração, local de peregrinações, festas e sacrifícios, local de ofertas e oferendas em honra a Santidade e Glória a Deus.
As práticas da oração começam a ser confusas e exageradas pelo povo, Surge então Elias “o pai dos profetas”daqueles que procuram a Deus, sendo ele o mais jutos e o de maior força na oração.
Os Salmos que significam (Louvores), deixam bem claro essa proximidade do povo para com a Oração em Deus. Nos saltérios seu objetivo principal, continua sendo nos ensinar a orar, e manter esta prática continua, uma oração de súplica, de agradecimento, de festividade, de contemplação, de meditação, de graças, de aflição, de salvação: o nosso Aleluia a Deus!
Tudo isso para criar em cada ser humano a sua intimidade e o encontro misterioso da oração individual e comunitário com Deus.
"Porque ele é o Deus vivo que quer a vida dos homens".

O MAIOR EXEMPLO DE ORAÇÃO DE TODOS:  Jesus Cristo!
E o verbo se fez carne a habitou entre nós!!!!
Contemplar, Ouvir, Orar, Conhecer, Manifestar( Evangelizar), foi o que Jesus Cristo me ensinou.
Jesus Cristo, filho de Deus, nascido feito homem através da MULHER, a Virgem Maria, aprende primeiro de sua mãe, “as fórmulas de orações”, sepre foi Maria que inseria no coração do ainda menino Jesus, num estilo de conversa, a meditação e  as grandiosidades e o ato principal da oração e intimidade com Deus.

Jesus, aprendeu os ritmos e palavras de oração também na sinagoga, no entanto a sua oração(proximidade) com Deus, é uma fonte ÚNICA E SECRETA, e aos seus doze anos, é ele quem diz “ Devo estar na casa do meu PAI” (Lc2,49).
Segundo o Evangelista Lucas, esta fonte única e secreta, é a EXCLUSIVA Ação do Espírito Santo em Jesus Cristo.
Jesus Cristo é o maior exemplo de oração e de prática constante dela, ele foi a Oração encarnada feito homem, na mais perfeita sincronia da oração de entrega, humildade, e confiança. Entregando sua vontade enquanto humano, a vontade amorosa de Deus..
O apostolo Pedro é o primeiro a reconhecer esta unificação de Ação do Espírito Santo e a chamá-lo “ Cristo de Deus”, onde fomentamos por esta afirmativa de Pedro a “Santíssima Trindade”.
Nesse momento o cristianismo tem a sua mais brusca, porém sublime renovação, quando um dos apóstolos chega a Cristo e diz, “Senhor, ensina-nos a orar”.
Jesus o Mestre da Oração neste momento fortifica a sua encarnação com o próprio Deus vivo, não apenas chamando o homem para a oração. Agora é Deus-Jesus Cristo que ensina o homem a orar, e o primeiro ensinamento foi o “Pai nosso”, que contempla em suas palavras todas as fórmulas de oração já ensinadas, por Deus aos profetas e ao povo.
A oração do Pai Nosso, quando manifestada com fé, conduz em si todas as etapas necessárias para a mais perfeita aproximação que Deus espera do homem.
O sacrifício de Cristo, não seria completo sem ele ter ensinado esta oração aos homens, e foi para ensinar esta oração que Deus o enviou.
Jesus Cristo manifesta sua vida em oração, renuncia, denuncias e perdão até o momento da cruz, onde ao dizer “eles não sabem o fazem”, cria uma nova visão da oração que teve de passar por três fazes necessárias e principais para a vontade Deus, e a salvação dos homens.
Para a construção da vida na mais poderosa oração.
O “Fiat” ou seja, o sim de Maria ao anjo Gabriel, a união de Maria e Jesus Cristo ao beneplácito de Deus, ( fazer a vontade e ter a permissão de Deus), e a sua adesão de coração aberto ao calvário, numa demonstração única e amorosa aos homens, porém a oração foi a ferramenta mais importante, e que nos fica de ensinamento maior, para que busquemos uma proximidade para com Deus . (“Abba, não seja feita a minha vontade mais a sua...).

E são nas suas últimas palavras que Cristo na Cruz, ele demonstra a todos nós que a oração é o maior elo com Deus, inclusive na renovação de forças para quaisquer que sejam nossas necessidades, sofrimentos, dúvidas, entregas, realocações, toda a miséria da humanidade, o pecado e a morte, tudo isso se reverte na oração final de confiança de Cristo através de suas palavras:, “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”, “Hoje mesmo estarás comigo no reino dos céus”, “Mulher eis ai teu filho, Eis tua mãe”, “Meu Deus, por que me abandonastes”, “Tudo esta consumado” e “Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito”.
Se você se interessar em orar mais, e conhecer a Deus, avaliando sua própria vida, e com base na Bíblia, a partir da Ressurreição de Cristo,  vai perceber que seria como se Jesus te pegasse pela mão e te conduzisse durante um longo caminho que será toda a sua vida até o Pai.
E você pode utilizar-se de ferramentas de oração importantes para que aproximem o seu coração desta proximidade com Deus, e não existe melhor exemplo que o “Fiat” de Maria, esta oração que é diretamente ligada a diversos mistérios,  e sem o qual nem mesmo o próprio desejo de Deus seria possível.
Maria é quem primeiro se oferece como o beneplácito de Deus, ela é quem recebe a atuação da efusão do Espírito Santo, a anunciação da fé.
A humildade e o primeiro ensinamento são todos gerados e ensinados por Maria, este seu exemplo é o início e base para a nossa força de oração.
É ao pé da Cruz, que Jesus Cristo, cria a nova aliança da oração entre Maria e a humanidade, reafirmo com a frase de Jesus: “Mulher eis ai teu filho, Eis tua mãe”.
Oras se neste momento Jesus Cristo, unifica o cristianismo e cria-se a Igreja, é o próprio Cristo, no seu momento mais humano, sofredor, intercessor que deixa bem claro o papel de Maria, para os nossos dias atuais, seria o mesmo que ele disesse: “Mulher -  minha mãe Maria eis ai os teus filhos, a minha Igreja. Minha igreja, meus filhos eis ai a tua mãe, Maria, AMulher!.
A oração volta a se fortificar através de Cristo pelo pentecostes, na preservação e prática continua onde todos estavam unidos num mesmo local, e Maria junto a eles oravam a Deus.
Destas fórmulas de oração, que surgiram as normativas da oração cristã, como: A Benção e a Adoração.

A Benção é a oração de resposta do homem aos dons de Deus,uma vez que Deus abençoa, o coração do homem pode bendizer a Deus que é a fonte de tudo, seja ele na subida do Espírito Santo por Cristo a Deus, ou implorada na descida da graça do Pai, a Cristo pelo Espírito Santo até cada um de nós.

A Adoração é quando o homem se reconhece como criatura de Deus o criador, e a ele exalta em toda a sua grandeza, onipotência, compaixão e amorosidade.

Estas ferramentas dão origem aos nossos atuais,  víeis de oração sejam: Súplica, Intercessão, Ação de Graças, Louvo, Revelação.
E a contemplação, é o fechamento real e efetivo destas nossas orações, que se fazem presentes na oração da festa comunitária da palavra e da Eucaristia, ou seja a participação da Santa Missa.
A Eucaristia, contém em sí todos os moldes e formas de oração, e ela é a nossa atual oferenda, recebida, no entanto ao recebê-la como oferta, nós nos tornamos a oferenda viva a Deus, nosso corpo vira a mais pura Oração no nosso contato mais intimo e esperado por Deus.
É o sacrifico de Jesus Cristo, passado pelo Fiat de Maria, pelo beneplácito de Deus a nós.
Façamos todos os dias a nossa Léctio Divina.

Minhas fontes para este resumo sobre Oração:

Bíblia Sagrada – EdiçãoPaulus – 77ºEdição Pastoral.
Livro a Oração da Vida Cristã – Católicos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: