O
QUE É NECESSÁRIO, FUNDAMENTAL NUMA EMPRESA?
R:
Capital, Marca e Tecnologia, esse é o tripé numa empresa.
NO
QUE CONSISTE A DINÂMICA DAS EMPRESAS CAPITALISTAS?
R:
A concorrência
COMO
OBTER LUCRO NUMA EMPRESA?
R:
Saber até onde eu quero ir, fugir das razões a curto prazo.
CICLO
DE GESTÃO:
R:
Planejamento, organização, direção e
controle, por exemplo, consideradas separadamente, constituem as funções
administrativas, quando visualizadas na sua abordagem total para o alcance de
objetivos, elas formam o processo administrativo. Processo é qualquer fenômeno que apresente
mudança contínua no tempo ou qualquer operação ou tratamento contínuo. O
conceito de processo implica que os acontecimentos e as relações sejam
dinâmicos, em evolução, sempre em mudança, contínuos. O processo não é uma
coisa parada, estático, é dinâmico.
Planejamento
|
Organização
|
Executar/Direção
|
Controle
|
Decisão sobre os
objetivos. Definição de planos para alcançá-los. Programação de atividades
|
Recursos e
atividades para atingir os objetivos; órgãos e cargos. Atribuição de
autoridade e responsabilidade
|
Preenchimento dos
cargos. Comunicação, liderança e motivação do pessoal. Direção para os
objetivos.
|
Definição de padrões
para medir desempenho, corrigir desvios ou discrepâncias e garantir que o
planejamento seja realizado.
|
Segundo
REVISÃO em aula:
- Planejar
= Estratégia a longo prazo ( Tempo, cronograma, prazos e metas), é prever
para prover
- Organizar
= Implementar estratégias, disponibilizo e ordeno os recursos ( Existem
três recursos: Os financeiros, Os materiais e os humanos.
- Executar
= Fazer o trabalho, dirigir as ações
- Controlar
= O sentido da palavra, controlar, “ Monitorar o planejamento”, garantir
que tudo esta funcionando.
QUAIS
SÃO AS QUATRO FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E O QUE ELAS FORMAM?
R: Planejar, Organizar, Executar e Controlar e juntas elas formam
o ciclo de gestão.
Cite
algumas vantagens de um planejamento:
•
ajuda a administração a adaptar-se e ajustar-se às mudanças no ambiente;
•
auxilia na cristalização de acordos sobre assuntos de importância;
•
capacita os administradores a verem o quadro operativo inteiro com maior
clareza;
•
ajuda a estabelecer mais precisamente a responsabilidade;
Cite algumas
desvantagens de um planejamento:
•
o trabalho envolvido no planejamento pode exceder suas verdadeiras
contribuições;
•
o planejamento tende a causar demora nas ações;
•
pode restringir indevidamente o exercício de iniciativa e inovação da
administração;
QUAIS SÃO OS
TRÊS TIPOS DE PLANEJAMENTO?
R:
São três: Estratégico, Tático e Operacional
Em uma organização são apresentados três tipos de
Planejamento:
a)
Planejamento estratégico;
este é elaborado geralmente pela alta gerência e
abrange toda a estrutura organizacional de uma organização. É o planejamento do
rumo de uma organização e de todos os seus componentes. Direciona a missão da
organização em termos de sua principal atividade. Resultados do planejamento
estratégico incluem diretrizes amplas e gerais para a seleção de áreas de
atividade ou mercados nos quais devemos penetrar, ou dos quais devemos nos
retirar.
SEGUNDO O PROFESSOR:
Planejamento estratégico é: É definir a missão da organização, porque a empresa
existe, qual a razão de ser, compromisso, “o papel da empresa ou do negócio”.
Estabelecer objetivos “ UM CONSENSO ENTRE OS
CABEÇAS, OS QUAIS DEPOIS REPASSAM A SEUS GRUPOS DE TRABALHO, TAMBEM CHAMADOS
GRUPOS DE ANSIÕES”.
Exemplos de objetivos de uma empresa: Produtos,
mercados, preços, promoções, sustentabilidade.
b)
Planejamento tático; é desenvolvido por
profissionais da média gerência e aplica-se a departamentos específicos.
Analisa alternativas à realização da missão; os resultados normalmente são
alvos de oportunidade dentro da indústria ou do mercado.
c)
Planejamento operacional; é considerado como
formalização, principalmente através de documentos escritos das metodologias de
desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos
níveis de gerência. Considera-se ainda o planejamento do dia-a-dia, direciona
cronogramas específicos e alvos mensuráveis.
d)
Sendo que esses, são interligados , e suas
interações influenciam de um planejamento para outro. No entanto, o objetivo
deste trabalho é abordar especificamente o planejamento tático e operacional
dentro de uma organização.
ANÁLISE DE
SWOT
Ambiente
Geral, Ambiente Interno, Ambiente Operacional.
A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats)
•
S: pontos fortes
•
W: pontos fracos
•
O: oportunidades
•
T: ameaças
Fornece uma orientação estratégica útil e grande parte dela é bom
senso. Um roteiro simplificado para a melhor utilização desta ferramenta é:
·
Primeiro corrija o que está errado.
·
Em
seguida, aproveite ao máximo as oportunidades que você identificou no mercado.
·
Só depois pode se dar ao luxo de prestar
atenção a outros problemas e áreas.
NATUREZA –
RECURSOS HUMANOS = QUANDO SE FALA DE ANÁLISE AMBIENTAL
Análise
do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e
Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão.
Oportunidades
são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas
pela empresa, podem influencia-la positivamente.
Ameaças
são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas
ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente.
Forças
são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas
para otimizar seu desempenho.
Fraquezas
são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas
para evitar influência negativa sobre seu desempenho.
ANÁLISE AMBIENTAL
“Se
conhecemos o inimigo ( ambiente externo ) e a nós mesmos ( ambiente interno ),
não precisamos temer o resultado de uma centena de combates.Se nos conhecemos,
mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota.Se não nos
conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas”.
Ambiente
Geral: Macroambiente
Economia,
Demografia, Política Econômica, Natureza, Tecnologia, Cultura, Política, Publico
Ambiente
Operacional:
Mão-de-Obra,
Clientes, Concorrência, Fornecedores
Ambiente
Interno: Organização
Em geral a empresa precisa monitorar as
forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas,
legais, sociais e culturais) e os fatores microambientais importantes
(consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores) que afetam
sua habilidade de obter lucro.
Oportunidade de Marketing: é uma área de necessidade do comprador em que a empresa pode atuar com
rentabilidade.
Perguntas que devemos fazer para análise de cenário:
a)
ONDE ESTAMOS?
b)
QUEM SÃO OS MELHORES?
c)
POR QUE SÃO OS MELHORES?
d)
O QUE ELES ESTÃO FAZENDO?
e)
O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO?
Ameaça
Ambiental: É um desafio decorrente de uma tendência ou desenvolvimento desfavorável
que levaria, na ausência de ação defensiva de marketing, a deterioração das
vendas ou lucro. As ameaças devem ser classificadas conforme seu grau de
relevância ou probabilidade de ocorrência.
Análise do Ambiente Interno
(Forças e Fraquezas)
Uma coisa é discernir as oportunidades
atraentes do ambiente; outra é possuir as competências necessárias para
aproveitar bem essas oportunidades. Assim, é necessária a avaliação periódica
das forças e fraquezas de cada negócio. Isto pode ser feito usando-se um
formulário (checklist) para análise de desempenho de forças e fraquezas
conforme segue:
Fatores Críticos de Sucesso (FCS)
da empresa.
Os FCS são as habilidades e os recursos
que a empresa precisa necessariamente ter para vencer. Os FCS devem incluir a mais nova tecnologia,
o serviço mais simpático, o marketing mais brilhante ou a localização
etc.. Limite sua lista de FCS a não mais
do que 4 ou 5.
Análise da Situação Atual
Depois de identificados os pontos fortes
e pontos fracos e analisadas as oportunidades e ameaças, pode-se obter a matriz
SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats - pontos fortes, pontos
fracos, oportunidades e ameaças). A matriz SWOT traça uma análise da situação
atual do negócio e deve ser refeita regularmente, dependendo da velocidade com
que seu ambiente, seu setor e sua própria empresa mudam. A seguir, encontram-se
os passos que devem ser seguidos para obter-se a matriz SWOT:
1. Divida todos os pontos fortes que
identificou em dois grupos, os que estão e os que não estão associados a
oportunidades potenciais ou ameaças latentes em seu setor;
2. Divida todos os pontos fracos da
mesma forma um grupo associado a oportunidades, o outro a ameaças;
3. Construa uma matriz com quatro
quadrantes;
4. Inclua os pontos fortes e fracos de
sua empresa, juntamente com as oportunidades e ameaças do setor, em cada uma
das quatro caixas.
Metas e Objetivos
A meta indica intenções gerais da
empresa e o caminho básico para chegar ao destino que você deseja.
Já os objetivos são as ações específicas
mensuráveis que constituem os passos para se atingir a meta.
Metas de algumas empresas:
Objetivos
financeiros;
Contribuição
para o lucro ou produtividade e provê retorno sobre o investimento;
São
mensuráveis e específicas;
Pode-se definir as metas de uma empresa com frases como:
tornar-se
líder de mercado ou
fornecer
alternativas de baixo custo.
Exemplos de metas financeiras são:
atingir o
ponto de equilíbrio em agosto de 2000 ou
Obter o
retorno sobre determinado investimento em 24 meses.
A simples definição de uma meta genérica para a empresa não é
tudo. É preciso que cada meta seja acompanhada de uma série de:
objetivos;
declarações
operacionais que especificam exatamente o que deve ser feito para se alcançar a
meta.
Objetivos são declarações específicas que se relacionam
diretamente a uma determinada meta e fornecem detalhes do que deve ser feito e
quando. Geralmente são associados a números e datas. Dessa forma, é fácil de se
determinar se um objetivo foi alcançado. Não existem objetivos isolados. Fora
do contexto de suas metas mais amplas, eles têm significado restrito, sendo até
bastante confusos.
Diretrizes para a definição de objetivos:
Determine
quem definirá os objetivos de negócio de sua empresa. Os objetivos indicam o
que deve ser feito e quando e devem contar com a participação de todos os
funcionários;
Desenvolva um
sistema para definição, revisão e administração dos objetivos em toda a
empresa;
Certifique-se
de que os objetivos podem ser alcançados e verificados incluindo valores e
datas quando conveniente;
Mão-de-obra:
É
um adestramento, a primeira coisa é que as pessoas tem dificuldade de
compreensão cognitiva.
QUAL É O
TEMPO DE DEMANDA DE DESENVOLVIMENTO DE MÃO-DE-OBRA DENTRO DE UMA EMPRESA?
R:
Num projeto sério o tempo é de dois anos.
FORNECEDORES:
Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada,
nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem
atividades de produção montagem, criação, construção, transformação,
importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou
prestação de serviços. Fornecedor é o meu credor.
CLIENTES:
Quem
é meu cliente, qual o seu perfil, onde eu faço a pesquisa, conhecer meu produto,
definir meu publico, definir perfil: base cultural, matemática e estatística,
base demográfica, potencial e numérica. Cliente é o meu devedor.
CONCORRENTES:
É
todo aquele que rouba venda do seu negócio, não importando se atua na sua
categoria de produto ou não.
DISTRIBUIÇÃO
NO MARKETING:
Em
marketing, a distribuição ("praça") é um dos elementos do composto de
marketing (marketing mix) derivado do inglês "place" ou
"placement".
A
distribuição compreende as atividades necessárias para que a oferta comercializada
pela empresa fique acessível ao seu mercado consumidor. A distribuição
preocupa-se e refere-se à logística e aos canais através dos quais o produto
chega aos clientes.
BRIC :
É
o pelotão de elite das economias emergentes que reúne: Brasil, Rússia, Índia e
China, um contingente de pessoas que mudará a economia mundial.
LOBBY =
Lobismo =
Lobista
é a pessoa que cuida dos interesses de certos ramos de negócio no Congresso,
tentando aprovar leis que as beneficiem ou evitar a aprovação de leis que irão
prejudicá-los. / 1. Pol . Ato de pressão
política de um grupo, partido etc., a fim de se alcançar um objetivo político /
2. Pol .
Ato de pressão de pessoa ou grupo organizado sobre pessoas ou poderes públicos,
visando alcançar benefícios, vantagens para si ou para o grupo que se
representa: Na questão agrária, era notável o lobismo dos latifundiários./3.
P.ext. Qualquer pressão com que se busca influenciar outrem em benefício
próprio: O lobismo dos alunos para que a escola não funcionasse após o feriado
foi eficaz.
SELIC=
Serviço de liquidação e de custódia. (Quando a Selic aumenta, todos os juros
aumentam) resumindo: Regula e paga as taxas do governo.
Orçamento da
União:
Quando a
SELIC sobre, todo mundo deixa de investir em empresas e aplica o dinheiro em
papéis do governo.
Hoje a taxa
SELIC é de 7,5% aa.
TABELA DE
EXEMPLO DE RISCO ECONÔMICOS:
A
|
0%
|
Banco empresta para uma pessoa e não guarda.
|
B
|
20%
|
Empresta e tem que guardar 20% no banco central
|
C
|
40%
|
Empresta e tem que guardar 40% no banco central
|
D
|
60%
|
Empresta e tem que guardar 60% no banco central
|
E
|
80%
|
Empresta e tem que guardar 80% no banco central
|
F
|
100%
|
Empresta e tem que guardar 100% no banco central
|
Com
isso se deduz que a nossa economia é assimétrica, ou seja desigual.
Levar em consideração:
Variáveis:
Econômicas ( Cambio, Inflação, Juros e empregos)
Variáveis
Legais
Variáveis
Políticas
Variáveis
Jurídicas
Variáveis
Educacionais
Variáveis
tecnológicas
O Cenário em
que se encontra
MODELOS DE
ADM ORIENTAL E OCIDENTAL:
OCIDENTAL =
FORDISMO
Linha
de montagem móvel, com trabalhadores especializados;
Verticalização;
Administração
de estoques;
Estrutura
organizacional divisionalizada e hierárquica;
Alto
Luxo e Alto preço;
ORIENTAL –
TOYOTISMO
Grupo
de trabalho auto-gerenciáveis;
Parceria
com fornecedores dedicados;
Produção
flexível;
Administração
enxuta;
Aprimoramento
continuo;
Alta
qualidade e baixo preço;
NOTAS:
RIR
= Respeito, Informação, Reconhecimento.
PIL
= Plano Integrado de Planejamento.
OUTSOURCING
= Terceirização ( surgiu no Japão em torno de 1870).
DOWNSIZING
= Enxugar (mandar funcionários mais velhos embora), reduzir o quadro de
funcionários.
ECONOMIA
DE RELACIONAMENTO = Produzir mais em menor tempo com menor desperdício.
ANÁLISE
DO SETOR ECONÔMIA = Tem que conhecer o histórico da empresa.
85%
das pessoas compram por impulso.
90%
das compras são feitas por mulheres.
Informação
Assimétrica = É a luta pela sobrevivência = Informação Manipulada.
Simétrico
= Igualdade.
Assimétrico=
Desigualdade.
Simbiótica=
É uma forma transversal de se expressar.
Construir
Identidade: Os grandes líderes os fazem através do censo critico, vendo a
informação de ambos os lados.
PIB=
Produto Interno Bruto.
SELIC=
Serviço de liquidação e de custódia. (Quando a Selic aumenta, todos os juros
aumentam) resumindo: Regula e paga as taxas do governo.
60%
dos empregos no Brasil se devem = Cidades com mais de 50mil pessoas.
LRF=
Lei de responsabilidade fiscal
OCDE=
26 países gastam 4% do seu lucro em bens de guerra.
PCLD=
Provisão de créditos de liquidação duvidosa.
“O
imposto é baseado no consumo quando deveria ser baseado na riqueza”.
PNB=
Produto Nacional Bruto.
TRADE
OFF = Efeito Dominó.
PEA=
Percentual Economicamente Ativo.
OFFSHORING=
É o modelo de realocação de processos de negócio de um país para outro.
|
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