terça-feira, 11 de junho de 2013

Planejamento Organizacional


O QUE É NECESSÁRIO, FUNDAMENTAL NUMA EMPRESA?
R: Capital, Marca e Tecnologia, esse é o tripé numa empresa.


NO QUE CONSISTE A DINÂMICA DAS EMPRESAS CAPITALISTAS?
R: A concorrência

COMO OBTER LUCRO NUMA EMPRESA?
R: Saber até onde eu quero ir, fugir das razões a curto prazo.

CICLO DE GESTÃO:
R: Planejamento, organização, direção e controle, por exemplo, consideradas separadamente, constituem as funções administrativas, quando visualizadas na sua abordagem total para o alcance de objetivos, elas formam o processo administrativo.  Processo é qualquer fenômeno que apresente mudança contínua no tempo ou qualquer operação ou tratamento contínuo. O conceito de processo implica que os acontecimentos e as relações sejam dinâmicos, em evolução, sempre em mudança, contínuos. O processo não é uma coisa parada, estático, é dinâmico.


Planejamento
Organização
Executar/Direção
Controle

Decisão sobre os objetivos. Definição de planos para alcançá-los. Programação de atividades

Recursos e atividades para atingir os objetivos; órgãos e cargos. Atribuição de autoridade e responsabilidade

Preenchimento dos cargos. Comunicação, liderança e motivação do pessoal. Direção para os objetivos.

Definição de padrões para medir desempenho, corrigir desvios ou discrepâncias e garantir que o planejamento seja realizado.

Segundo REVISÃO em aula:

  • Planejar = Estratégia a longo prazo ( Tempo, cronograma, prazos e metas), é prever para prover

  • Organizar = Implementar estratégias, disponibilizo e ordeno os recursos ( Existem três recursos: Os financeiros, Os materiais e os humanos.

  • Executar = Fazer o trabalho, dirigir as ações

  • Controlar = O sentido da palavra, controlar, “ Monitorar o planejamento”, garantir que tudo esta funcionando.

QUAIS SÃO AS QUATRO FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E O QUE ELAS FORMAM?
R: Planejar, Organizar, Executar e Controlar e juntas elas formam o ciclo de gestão.


Cite algumas  vantagens de um planejamento:
• ajuda a administração a adaptar-se e ajustar-se às mudanças no ambiente;
• auxilia na cristalização de acordos sobre assuntos de importância;
• capacita os administradores a verem o quadro operativo inteiro com maior clareza;
• ajuda a estabelecer mais precisamente a responsabilidade;

Cite algumas desvantagens de um planejamento:
• o trabalho envolvido no planejamento pode exceder suas verdadeiras contribuições;
• o planejamento tende a causar demora nas ações;
• pode restringir indevidamente o exercício de iniciativa e inovação da administração;


QUAIS SÃO OS TRÊS TIPOS DE PLANEJAMENTO?
R: São três: Estratégico, Tático e Operacional


Em uma organização são apresentados três tipos de Planejamento:
a)            Planejamento estratégico;
este é elaborado geralmente pela alta gerência e abrange toda a estrutura organizacional de uma organização. É o planejamento do rumo de uma organização e de todos os seus componentes. Direciona a missão da organização em termos de sua principal atividade. Resultados do planejamento estratégico incluem diretrizes amplas e gerais para a seleção de áreas de atividade ou mercados nos quais devemos penetrar, ou dos quais devemos nos retirar.
SEGUNDO O PROFESSOR: Planejamento estratégico é: É definir a missão da organização, porque a empresa existe, qual a razão de ser, compromisso, “o papel da empresa ou do negócio”.
Estabelecer objetivos “ UM CONSENSO ENTRE OS CABEÇAS, OS QUAIS DEPOIS REPASSAM A SEUS GRUPOS DE TRABALHO, TAMBEM CHAMADOS GRUPOS DE ANSIÕES”.
Exemplos de objetivos de uma empresa: Produtos, mercados, preços, promoções, sustentabilidade.


b)            Planejamento tático; é desenvolvido por profissionais da média gerência e aplica-se a departamentos específicos. Analisa alternativas à realização da missão; os resultados normalmente são alvos de oportunidade dentro da indústria ou do mercado.


c)            Planejamento operacional; é considerado como formalização, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência. Considera-se ainda o planejamento do dia-a-dia, direciona cronogramas específicos e alvos mensuráveis.

d)            Sendo que esses, são interligados , e suas interações influenciam de um planejamento para outro. No entanto, o objetivo deste trabalho é abordar especificamente o planejamento tático e operacional dentro de uma organização.


ANÁLISE DE SWOT
Ambiente Geral, Ambiente Interno, Ambiente Operacional.

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats)
         S: pontos fortes
         W: pontos fracos
         O: oportunidades
         T: ameaças


Fornece uma orientação estratégica útil e grande parte dela é bom senso. Um roteiro simplificado para a melhor utilização desta ferramenta é:
·         Primeiro corrija o que está errado.
·         Em seguida, aproveite ao máximo as oportunidades que você identificou no mercado.
·        Só depois pode se dar ao luxo de prestar atenção a outros problemas e áreas.





NATUREZA – RECURSOS HUMANOS = QUANDO SE FALA DE ANÁLISE AMBIENTAL
Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão.
Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente.
Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente.
Forças são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho.
Fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.


ANÁLISE AMBIENTAL
“Se conhecemos o inimigo ( ambiente externo ) e a nós mesmos ( ambiente interno ), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates.Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota.Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas”.




Ambiente Geral: Macroambiente
Economia, Demografia, Política Econômica, Natureza, Tecnologia, Cultura, Política, Publico

Ambiente Operacional:
Mão-de-Obra, Clientes, Concorrência, Fornecedores

Ambiente Interno: Organização

Em geral a empresa precisa monitorar as forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e os fatores microambientais importantes (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores) que afetam sua habilidade de obter lucro.

Oportunidade de Marketing: é uma área de necessidade do comprador em que a empresa pode atuar com rentabilidade.


Perguntas que devemos fazer para análise de cenário:
a)      ONDE ESTAMOS? 
b)     QUEM SÃO OS MELHORES?
c)      POR QUE SÃO OS MELHORES?    
d)     O QUE ELES ESTÃO FAZENDO?   
e)      O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO?

Ameaça Ambiental: É um desafio decorrente de uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que levaria, na ausência de ação defensiva de marketing, a deterioração das vendas ou lucro. As ameaças devem ser classificadas conforme seu grau de relevância ou probabilidade de ocorrência.


Análise do Ambiente Interno (Forças e Fraquezas)
Uma coisa é discernir as oportunidades atraentes do ambiente; outra é possuir as competências necessárias para aproveitar bem essas oportunidades. Assim, é necessária a avaliação periódica das forças e fraquezas de cada negócio. Isto pode ser feito usando-se um formulário (checklist) para análise de desempenho de forças e fraquezas conforme segue:


Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da empresa.
Os FCS são as habilidades e os recursos que a empresa precisa necessariamente ter para vencer.  Os FCS devem incluir a mais nova tecnologia, o serviço mais simpático, o marketing mais brilhante ou a localização etc..  Limite sua lista de FCS a não mais do que 4 ou 5.


Análise da Situação Atual
Depois de identificados os pontos fortes e pontos fracos e analisadas as oportunidades e ameaças, pode-se obter a matriz SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats - pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças). A matriz SWOT traça uma análise da situação atual do negócio e deve ser refeita regularmente, dependendo da velocidade com que seu ambiente, seu setor e sua própria empresa mudam. A seguir, encontram-se os passos que devem ser seguidos para obter-se a matriz SWOT:
1. Divida todos os pontos fortes que identificou em dois grupos, os que estão e os que não estão associados a oportunidades potenciais ou ameaças latentes em seu setor;
2. Divida todos os pontos fracos da mesma forma um grupo associado a oportunidades, o outro a ameaças;
3. Construa uma matriz com quatro quadrantes;
4. Inclua os pontos fortes e fracos de sua empresa, juntamente com as oportunidades e ameaças do setor, em cada uma das quatro caixas.

análise de swot.gif

Metas e Objetivos

A meta indica intenções gerais da empresa e o caminho básico para chegar ao destino que você deseja.
Já os objetivos são as ações específicas mensuráveis que constituem os passos para se atingir a meta.

Metas de algumas empresas:

  Objetivos financeiros;
  Contribuição para o lucro ou produtividade e provê retorno sobre o investimento;
  São mensuráveis e específicas;

Pode-se definir as metas de uma empresa com frases como:

  tornar-se líder de mercado ou
  fornecer alternativas de baixo custo.

Exemplos de metas financeiras são:

  atingir o ponto de equilíbrio em agosto de 2000 ou
  Obter o retorno sobre determinado investimento em 24 meses.

A simples definição de uma meta genérica para a empresa não é tudo. É preciso que cada meta seja acompanhada de uma série de:

  objetivos;
  declarações operacionais que especificam exatamente o que deve ser feito para se alcançar a meta.


Objetivos são declarações específicas que se relacionam diretamente a uma determinada meta e fornecem detalhes do que deve ser feito e quando. Geralmente são associados a números e datas. Dessa forma, é fácil de se determinar se um objetivo foi alcançado. Não existem objetivos isolados. Fora do contexto de suas metas mais amplas, eles têm significado restrito, sendo até bastante confusos.



Diretrizes para a definição de objetivos:

  Determine quem definirá os objetivos de negócio de sua empresa. Os objetivos indicam o que deve ser feito e quando e devem contar com a participação de todos os funcionários;
  Desenvolva um sistema para definição, revisão e administração dos objetivos em toda a empresa;
  Certifique-se de que os objetivos podem ser alcançados e verificados incluindo valores e datas quando conveniente;


Mão-de-obra:
É um adestramento, a primeira coisa é que as pessoas tem dificuldade de compreensão cognitiva.


QUAL É O TEMPO DE DEMANDA DE DESENVOLVIMENTO DE MÃO-DE-OBRA DENTRO DE UMA EMPRESA?
R: Num projeto sério o tempo é de dois anos.

FORNECEDORES:
Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. Fornecedor é o meu credor.

CLIENTES:
Quem é meu cliente, qual o seu perfil, onde eu faço a pesquisa, conhecer meu produto, definir meu publico, definir perfil: base cultural, matemática e estatística, base demográfica, potencial e numérica. Cliente é o meu devedor.

CONCORRENTES:
É todo aquele que rouba venda do seu negócio, não importando se atua na sua categoria de produto ou não.

DISTRIBUIÇÃO NO  MARKETING:
Em marketing, a distribuição ("praça") é um dos elementos do composto de marketing (marketing mix) derivado do inglês "place" ou "placement".
A distribuição compreende as atividades necessárias para que a oferta comercializada pela empresa fique acessível ao seu mercado consumidor. A distribuição preocupa-se e refere-se à logística e aos canais através dos quais o produto chega aos clientes.

BRIC :
É o pelotão de elite das economias emergentes que reúne: Brasil, Rússia, Índia e China, um contingente de pessoas que mudará a economia mundial.

LOBBY = Lobismo =
Lobista é a pessoa que cuida dos interesses de certos ramos de negócio no Congresso, tentando aprovar leis que as beneficiem ou evitar a aprovação de leis que irão prejudicá-los.   / 1. Pol. Ato de pressão política de um grupo, partido etc., a fim de se alcançar um objetivo político / 2. Pol. Ato de pressão de pessoa ou grupo organizado sobre pessoas ou poderes públicos, visando alcançar benefícios, vantagens para si ou para o grupo que se representa: Na questão agrária, era notável o lobismo dos latifundiários./3. P.ext. Qualquer pressão com que se busca influenciar outrem em benefício próprio: O lobismo dos alunos para que a escola não funcionasse após o feriado foi eficaz.



SELIC= Serviço de liquidação e de custódia. (Quando a Selic aumenta, todos os juros aumentam) resumindo: Regula e paga as taxas do governo.

Orçamento da União:
Quando a SELIC sobre, todo mundo deixa de investir em empresas e aplica o dinheiro em papéis do governo.
Hoje a taxa SELIC é de 7,5% aa.

TABELA DE EXEMPLO DE RISCO ECONÔMICOS:

A
0%
Banco empresta para uma pessoa e não guarda.
B
20%
Empresta e tem que guardar 20% no banco central
C
40%
Empresta e tem que guardar 40% no banco central
D
60%
Empresta e tem que guardar 60% no banco central
E
80%
Empresta e tem que guardar 80% no banco central
F
100%
Empresta e tem que guardar 100% no banco central

Com isso se deduz que a nossa economia é assimétrica, ou seja desigual.

Levar em consideração:
Variáveis: Econômicas ( Cambio, Inflação, Juros e empregos)
Variáveis Legais
Variáveis Políticas
Variáveis Jurídicas
Variáveis Educacionais
Variáveis tecnológicas

O Cenário em que se encontra

MODELOS DE ADM ORIENTAL E OCIDENTAL:

OCIDENTAL = FORDISMO
Linha de montagem móvel, com trabalhadores especializados;
Verticalização;
Administração de estoques;
Estrutura organizacional divisionalizada e hierárquica;
Alto Luxo e Alto preço;

ORIENTAL – TOYOTISMO
Grupo de trabalho auto-gerenciáveis;
Parceria com fornecedores dedicados;
Produção flexível;
Administração enxuta;
Aprimoramento continuo;
Alta qualidade e baixo preço;

NOTAS:
RIR = Respeito, Informação, Reconhecimento.
PIL = Plano Integrado de Planejamento.
OUTSOURCING = Terceirização ( surgiu no Japão em torno de 1870).
DOWNSIZING = Enxugar (mandar funcionários mais velhos embora), reduzir o quadro de funcionários.
ECONOMIA DE RELACIONAMENTO = Produzir mais em menor tempo com menor desperdício.
ANÁLISE DO SETOR ECONÔMIA = Tem que conhecer o histórico da empresa.
85% das pessoas compram por impulso.
90% das compras são feitas por mulheres.
Informação Assimétrica = É a luta pela sobrevivência = Informação Manipulada.
Simétrico = Igualdade.
Assimétrico= Desigualdade.
Simbiótica= É uma forma transversal de se expressar.
Construir Identidade: Os grandes líderes os fazem através do censo critico, vendo a informação de ambos os lados.
PIB= Produto Interno Bruto.
SELIC= Serviço de liquidação e de custódia. (Quando a Selic aumenta, todos os juros aumentam) resumindo: Regula e paga as taxas do governo.
60% dos empregos no Brasil se devem = Cidades com mais de 50mil pessoas.
LRF= Lei de responsabilidade fiscal
OCDE= 26 países gastam 4% do seu lucro em bens de guerra.
PCLD= Provisão de créditos de liquidação duvidosa.
“O imposto é baseado no consumo quando deveria ser baseado na riqueza”.
PNB= Produto Nacional Bruto.
TRADE OFF = Efeito Dominó.
PEA= Percentual Economicamente Ativo.

OFFSHORING= É o modelo de realocação de processos de negócio de um país para outro.

 

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