terça-feira, 11 de junho de 2013

Qualidade de Treinamento

O que é necessário para haver, uma boa qualidade? E qual é o principal princípio?
Resposta:
O princípio  de tudo é a qualidade humana.
Para existir a qualidade humana é necessário um processo:
Treinar/ Educar que é igual a ensinar a fazer
Depois vem o “querer fazer” com determinação e firmeza de princípios.

Quais são as definições para um empresário?
Respostas:
Ele precisa saber o “ Quo vadis” ou seja, para onde ir, qual é a visão da empresa.
Precisa estabelecer a missão da empresa, o que ela vai oferecer em troca a sociedade.
Definir qual vai ser a filosofia da empresa, quais os valores que ela vai querer transmitir.
E decidir, para cumprir o estabelecido, ou seja quais serão as suas metas.

Como funciona um primeiro mundo?
Resposta:
Eles trabalham com disciplina, espírito de equipe, são determinados e perseverantes.
Em algumas empresas eles vivem o regime da cultura paralisante ( as empresas devem ser mais flexíveis)

Como é o processo empresarial no Japão?
Resposta:
Eles educam para o processo e não para o resultado
Sobre a qualidade: Envolve tecnologia junto ao fator humano com ciência e pesquisa.
O Japão como nação: Pesquisas, desenvolvimentos integrados com o “RH” educando e formando.

Quais são as diferenças de gestão, cite exemplos.
Resposta:
Existem duas neste caso:
A Gestão Participativa e a Gestão Centralizada:

- A gestão participativa:
Funciona em rede, autônoma, racionalizada porque evita desperdícios, tem melhor aproveitamento de tempo, Cria a motivação, integração e uma real participação, e cada indivíduo é responsável pelo que faz, atualmente incorporado a educação continuada.

- A gestão Centralizada:
Funciona em pirâmide, com pessoas subordinadas, os processos são delegados, tem pouca qualidade e muitos desperdícios, cria um automatismo nas pessoas “elas penduram o cérebro na hora que batem o ponto, as pessoas são absorvidas pelo processo, funcionam no automático. 

Em que consiste educar e formar?
Resposta:
- Durante o processo de aprendizado a pessoa precisa se sentir importante, sobre as suas capacidades e competências, de maneira simples, mostrando a beleza de todas as coisas já criadas, e mostrar a beleza do trabalho realizado por elas, e o quão bom ainda podem ficar, mesmo que você use exemplos para estimular.
- No Brasil, temos uma carência em comum que é “como fazer”, em todos os treinamentos e formações devemos estar preparados para esse processo de “aprendizado”.
- Estimular as pessoas a se dedicarem mais, se interessarem mais, a deixarem de lado o descaso e falta de vontade em querer fazer, aprender, normalmente ficam quase que paralisadas pelo desanimo e falta de conhecimento, medo de se arriscar, ou falta de conhecimento.
- Compare sempre o seu trabalho hoje, e o trabalho que será realizado amanhã, é a sua performance atual e a sua performance futura.

Quais as etapas de um projeto de transformação profissional?
Resposta:
- Estratégias, princípios, ação, resultado.
- Analise de cenário, realidade atual, saber quem somos?
- Motivar as pessoas:  Valorizar, melhorar a auto-estima, ouvir sugestões, tirar as duvidas.
- Quando você admite uma pessoa para trabalhar com você, automaticamente você está afirmando que esta pessoa se enquadra no perfil da sua empresa que ela esta integrada aos seus objetivos.
- Educar é ajustar a pessoa para a sociedade, suas regras e conscientizar sobre seus direitos e seus deveres.
- A educação é um processo continuo.
- Como envolver o empresário, o seu diretor num processo assim? – Fale que isso vai mexer de maneira POSITIVA no bolso, que você ao menos será ouvido.
- Uma empresa sem qualidade, tem faturamento em média de 20 a 30% menor, pois perde muito com desperdícios, prejuízos, falta de interesse dos funcionários, não sabem competir no mercado, e por fim um prazo certo para acabar a empresa.
- Quanto demora essa educação humana e quando ela começa a dar frutos; em média de 2 a 3 anos.
- No Brasil normalmente as empresas começam a mexer na sua área comercial.
- Nos anos 90, houve uma grande revolução: A Abertura comercial, concorrência, a procura e a oferta de excelência de serviços e produtos.
- Produtos e serviços mais baratos e de maior qualidade, tem mais sucesso.


Qual foi o relato de Edward Deming, sobre a disciplina de reconstrução no Japão?
Resposta:
E apresentou e ofereceu a ideia de trabalho em equipe, e equipes de qualidade e processos de melhoria continua, olhando para o processo e não apenas para o resultado.
A elite empresarial do Japão comprou essa ideia e a colocou em prática.

Sobre Deming:
Durante a guerra 20% das empresas americanas utilizavam o seu método, após o fim da II Guerra, ele foi esquecido, então se mudou par ao Japão em 1952.
Onde desenvolveu o sistema de trabalho em equipe e ofereceu esse grande crescimento ao Japão.
Somente em 1980 que os EUA que focavam nos resultados, percebendo a maneira do Japão que focava nos processos, adotaram o sistema Deming.

Qual a diferença de proatividade e reatividade, cite exemplos:
Resposta:

Um proativo: Analisa, antevê, pensa e age.
Um reativo: Não demonstra capacidades, ele simplesmente aceita as coisas, fica refém das circunstâncias e sempre arruma uma desculpa para tudo.

Quantas e quais são as etapas do processo de aprendizado e fale sobre eles.
Resposta:
São quatro etapas: Neurolinguística, Aprendizado acelerado, Bioenergética e Psicocibernética.

A  Neurolinguística, é a ciência que estuda a elaboração cerebral da linguagem.
Você reprograma o modelo mental, seu cérebro é o seu filtro, você começa a fazer isso dando mais significados a sua vida, pegando tudo o que é negativo ou ruim e os transforma em algo positivo e otimista, você aprende a enfrentar o que te limita e te inibe.

No aprendizado acelerado, são técnicas e tópicos de comunicação que você deve utilizar em todo o processo de treinamento: Técnicas de comunicação, Organização de tópicos, e Sintonia de ouvintes ( que as pessoas entendam, compreendam o que você diz e comecem a fazer parte de suas ideias)

A Bioenergética, são as energias da vida, cada pessoa tem um nível diferenciado de energia acumulado no organismo, uma tensão irracional. Ao usar isso a seu favor é como se você limpasse a água suja do seu copo, Usando a sua energia para vencer e ser bem sucedido.
“ Um exemplo do dia a dia, na água as pessoas morrem por desespero e não por não saberem nada”

Psicocibernética,  é o estudo das comunicações, do seu controle tanto em seres vivos, como em máquinas. Neste caso de treinamento seria mais um marketing de sintonia.
Você deve assumir o controle do cérebro, das situações, criando cenários positivos, aumentar sua concentração, ser racional, usar a ciência a seu favor, e por fim sintonizar corações e mentes (90% do sucesso esta nas crenças)


O que é necessário para implantar o processo de qualidade para as pessoas?
Resposta:
·                    Planejamento
·                    Visão Global
·                    Simplificação
·                    Valorização das pessoas
·                    Aperfeiçoamento contínuo

Quantas e quais são as etapas deste processo?
Etapas :
São seis ao todo, sendo:
1º) Identificar oportunidades de melhorias em relação à concorrência (interna e externa);
2º) Estabelecer metas de melhoria ( comparar a voz do cliente com a voz do processo);
3º) Exame do processo atual  -  identificar as limitações a serem superadas;
4º) Gerar alternativas de aperfeiçoamento - Flexibilização nos processos;
5º) Implementar melhorias através de um plano de ação;
6º) Avaliação contínua (avaliação do desempenho atual  em comparação com o ideal 


 Quantas são as etapas e o que ensina o método Kaizen a vida?
 Resposta:
São 10 ao todos, sendo:

1 - Escrever sua metas de forma bem definida; - tarefas diárias;
2 - Auto-avaliação e obter avaliação de terceiros, estabelecendo um confronto de resultados;
3 - Encarar nosso colegas como clientes, pensar no próximo (equipe) -  o egoísmo é humano , o altruísmo é uma conquista.
4 - Avaliar se está preparado para enfrentar a não-qualidade;
•             Erros aceitáveis -  Inerentes ao processo de pesquisa (tentativa e erro);
•             Erros não aceitáveis -  negligência, postergação;
•             Errem , mas não do mesmo jeito.
5 - Executar as tarefas de forma mais eficaz
•             Entender a tarefa -  repetir o enunciado;
•             Delimitar autoridade e responsabilidade;
•             Fixar prioridades -  eficácia vem do planejamento;
•             Dê fim à papelada, só arquive o essencial;
•             Aproveite os predicados femininos (sensibilidade, intuição + racional, comunicação);
6 - Termine o que começa
•             Tempo é vida e não dinheiro e quando o  perdemos, perdemos  vida;
•             Organiza e não agonize -  Roteiro diário de trabalho (urgente X importante );
7 - Certifique-se de que está comprometido com o que faz
•             Prometa o que vai cumprir;
•             Não ameace;
•             Concentre-se na forma de falar e na postura;
•             Torne tudo à sua volta melhor ( gestão participativa );
•             Harmonia de equipe -  Os individualismos hedonistas destroem-se;
•             Supere a expectativa dos outros em relação a você ( higiene e capricho );
•             Controlar os detalhes.
8 - Manter a ética e postura de integridade
“ De tanto conviver com a corrupção, com desvio, com os desmandos, é possível que os homens as tomem como regras”  Rui Barbosa
•             Ilusão da auto-ajuda  -  Personalista, incentivando o desenvolvimento pessoal sem considerar valores éticos e morais;
•             Construir e não destruir -  Os valores altruístas constroem (qualidade);
•             O Japão tem uma renda per capita atual de U$ 30.040, o Brasil U$ 8.020;
•             Evoluir deve ter o limite ético da não destruição;
•             Guardar a identidade com o seu eu nas suas ações;
•             Fale com as pessoas, não delas;
•             Evite humilhações públicas – assédio moral;
•             Não espalhe boatos, não participe de intrigas;
•             Defenda os outros de ataques injustos;
•             Aceite seus erros.
9 - Administrar o estresse
•             Identificar o que te estressa;
•             Combater as causas do estresse;
•             Leve uma vida saudável, física e mentalmente;
•             Não leve a vida tão a sério, afinal, você não sairá vivo dela mesmo.
10 -  Interpretação do Sucesso
•             Sucesso é muito maior do que o cumprimento de metas;
•             Vida equilibrada, aceitar desafios e vencê-los. 


Quantos e quais são os princípios de qualidade de Deming:
Resposta:
Ao todos são 14 princípios da qualidade de Deming

1º princípio: Estabeleça constância de finalidade para a melhorar o produto e serviço.
R: A empresa precisa ganhar em todos os seus requisitos, externamente e internamente.
É um objetivo comum entre todos manter-se no mercado, gerar emprego e renda,  tudo o que possa prejudicar o desempenho do grupo deve ser deixado de lado.


2º princípio: Adote a nova filosofia.
R: O atual momento comum entre todas as empresas é q questão econômica, aqueles que mantém a adm. ocidental devem estar preparadas para esta nova era forma e visão de comportamento do público consumidor. O “norte” hoje são os clientes e não a empresa.


3º princípio: Acabar com a dependência da inspeção em massa para garantir a qualidade.
R: Todos os funcionários da empresa devem viver em constante qualificação e se sentirem preparados e aptos para todos os seguimentos da empresa, que deve sempre ser vista em sua totalidade.


4º princípio: Cessar a prática de avaliar as transações apenas com base nos preços.
R: Para se manter no mercado, a empresa precisa pensar a longo prazo, seja sob investimentos ou relacionamentos diversos, e diminuir seus custos.


5º princípio: Melhorar sempre e constantemente o sistema de produção e  serviços.
R: Deve-se oferecer qualidade e segurança para os clientes, assim como internamente a equipe de trabalho, visando a qualidade de produtividade, levando em consideração a redução de custos.

6º princípio: Institua treinamento e retreinamento.
R: Ter um bom plano de processo de treinamento e desenvolvimento da equipe e uma educação continuada.

7º princípio: Adotar e instituir a liderança.
R: Todos na empresa, estão a serviço do seu cliente, e internamente um é cliente do outro, sendo assim as pessoas que compõe a empresa, devem sempre realizar um trabalho melhor, a liderança não é apenas do dono da empresa, mas de cada gestor e funcionários da empresa.


8º princípio: Afastar o medo, de modo a que todos possam trabalhar eficazmente na empresa.
R: Dar liberdade de pensamento e expressão a todas as pessoas da empresa, criar um ambiente eficaz e de conforto a toda a equipe.


9º princípio: Romper as barreiras entre os diversos setores de pessoal.
R: Melhoras a comunicação e manter o relacionamento entre os setores da empresa, é o conjunto, a união de todos somando seus esforços é o que garante o sucesso nas atividades.


10º princípio: Eliminar slogans, exortações, e metas para os empregados.
R: A empresa deve investir em ações internas que promovam e estimulem o real comprometimento da equipe, o que se deve levar em consideração são as competências individuais de cada colaborador, todos juntos fazem o time, o colaborador realmente envolvido e comprometido torna-se o diferencial da empresa.


11º princípio: Suprir cotas numéricas.
R: É muito mais ligado ao gestor do setor, ele não deve focar em números, em prazos e metas, ele deve liderar com sabedoria, estimulando e focando nos resultados com responsabilidades “humanas” e empresariais, deve aprender que o maior valor dele é o capital humano.


12º princípio: Remova as barreiras ao orgulho da execução.
R: Ligado diretamente a reconhecer as qualidades dos seus funcionários, e fazê-los saberem disso ao ponto de sentirem orgulhos pelo o que fazem e a onde o fazem.



13º princípio: Instituir um sólido programa de formação e auto-desenvolvimento.
R: É o real sentido de inspeção e treinamento para o novo funcionário e a educação continuada para a equipe já existente.
Ir além das funções dele, preparando-o para o conhecimento e capacitação de toda a organização.


14º princípio: Agir no sentido de concretizar a transformação.
R: Se a empresa chegar ao ponto de responsabilidade e satisfação pessoal de cada funcionário e que o mesmo se sinta não um simples número lá dentro, mas parte efetiva da empresa, essa concretização estará finalizada e garantida.


Efetivado com base de estudos e copilados de conteúdos próprios e sem necessidade de alteração. 
Geizom Sokacheski 

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