O que é necessário para haver, uma boa qualidade? E qual é o principal
princípio?
Resposta:
O princípio
de tudo é a qualidade humana.
Para existir a qualidade humana é necessário um
processo:
Treinar/ Educar que é igual a ensinar a fazer
Depois vem o “querer fazer” com determinação e firmeza
de princípios.
Quais são as definições para um empresário?
Respostas:
Ele precisa saber o “ Quo vadis” ou seja, para onde
ir, qual é a visão da empresa.
Precisa estabelecer a missão da empresa, o que ela
vai oferecer em troca a sociedade.
Definir qual vai ser a filosofia da empresa, quais
os valores que ela vai querer transmitir.
E decidir, para cumprir o estabelecido, ou seja
quais serão as suas metas.
Como funciona um primeiro mundo?
Resposta:
Eles trabalham com disciplina, espírito de equipe,
são determinados e perseverantes.
Em algumas empresas eles vivem o regime da cultura
paralisante ( as empresas devem ser mais flexíveis)
Como é o processo empresarial no Japão?
Resposta:
Eles educam para o processo e não para o resultado
Sobre a qualidade: Envolve tecnologia junto ao fator
humano com ciência e pesquisa.
O Japão como nação: Pesquisas, desenvolvimentos
integrados com o “RH” educando e formando.
Quais são as diferenças de gestão, cite exemplos.
Resposta:
Existem duas neste caso:
A Gestão Participativa e a Gestão Centralizada:
- A gestão participativa:
Funciona em rede, autônoma, racionalizada porque
evita desperdícios, tem melhor aproveitamento de tempo, Cria a motivação,
integração e uma real participação, e cada indivíduo é responsável pelo que
faz, atualmente incorporado a educação continuada.
- A gestão
Centralizada:
Funciona em pirâmide, com pessoas subordinadas, os
processos são delegados, tem pouca qualidade e muitos desperdícios, cria um automatismo
nas pessoas “elas penduram o cérebro na hora que batem o ponto, as pessoas são
absorvidas pelo processo, funcionam no automático.
Em que consiste educar e formar?
Resposta:
- Durante o processo de aprendizado a pessoa
precisa se sentir importante, sobre as suas capacidades e competências, de
maneira simples, mostrando a beleza de todas as coisas já criadas, e mostrar a
beleza do trabalho realizado por elas, e o quão bom ainda podem ficar, mesmo
que você use exemplos para estimular.
- No Brasil, temos uma carência em comum que é “como
fazer”, em todos os treinamentos e formações devemos estar preparados para esse
processo de “aprendizado”.
- Estimular as pessoas a se dedicarem mais, se
interessarem mais, a deixarem de lado o descaso e falta de vontade em querer
fazer, aprender, normalmente ficam quase que paralisadas pelo desanimo e falta
de conhecimento, medo de se arriscar, ou falta de conhecimento.
- Compare sempre o seu trabalho hoje, e o trabalho
que será realizado amanhã, é a sua performance atual e a sua performance
futura.
Quais as etapas de um projeto de transformação profissional?
Resposta:
- Estratégias, princípios, ação, resultado.
- Analise de cenário, realidade atual, saber quem
somos?
- Motivar as pessoas: Valorizar, melhorar a auto-estima, ouvir
sugestões, tirar as duvidas.
- Quando você admite uma pessoa para trabalhar com
você, automaticamente você está afirmando que esta pessoa se enquadra no perfil
da sua empresa que ela esta integrada aos seus objetivos.
- Educar é ajustar a pessoa para a sociedade, suas
regras e conscientizar sobre seus direitos e seus deveres.
- A educação é um processo continuo.
- Como envolver o empresário, o seu diretor num
processo assim? – Fale que isso vai mexer de maneira POSITIVA no bolso, que
você ao menos será ouvido.
- Uma empresa sem qualidade, tem faturamento em
média de 20 a 30% menor, pois perde muito com desperdícios, prejuízos, falta de
interesse dos funcionários, não sabem competir no mercado, e por fim um prazo
certo para acabar a empresa.
- Quanto demora essa educação humana e quando ela
começa a dar frutos; em média de 2 a 3 anos.
- No Brasil normalmente as empresas começam a mexer
na sua área comercial.
- Nos anos 90, houve uma grande revolução: A
Abertura comercial, concorrência, a procura e a oferta de excelência de serviços
e produtos.
- Produtos e serviços mais baratos e de maior
qualidade, tem mais sucesso.
Qual foi o relato de Edward Deming, sobre a disciplina de reconstrução
no Japão?
Resposta:
E apresentou e ofereceu a ideia de trabalho em
equipe, e equipes de qualidade e processos de melhoria continua, olhando para o
processo e não apenas para o resultado.
A elite empresarial do Japão comprou essa ideia e a
colocou em prática.
Sobre Deming:
Durante a guerra 20% das empresas americanas
utilizavam o seu método, após o fim da II Guerra, ele foi esquecido, então se
mudou par ao Japão em 1952.
Onde desenvolveu o sistema de trabalho em equipe e
ofereceu esse grande crescimento ao Japão.
Somente em 1980 que os EUA que focavam nos
resultados, percebendo a maneira do Japão que focava nos processos, adotaram o
sistema Deming.
Qual a diferença de proatividade e reatividade, cite exemplos:
Resposta:
Um proativo: Analisa, antevê, pensa e age.
Um reativo: Não demonstra capacidades, ele
simplesmente aceita as coisas, fica refém das circunstâncias e sempre arruma
uma desculpa para tudo.
Quantas e quais são as etapas do processo de aprendizado e fale sobre
eles.
Resposta:
São quatro etapas: Neurolinguística, Aprendizado
acelerado, Bioenergética e Psicocibernética.
A Neurolinguística,
é a ciência que estuda a elaboração cerebral da linguagem.
Você reprograma o modelo mental, seu cérebro é o
seu filtro, você começa a fazer isso dando mais significados a sua vida,
pegando tudo o que é negativo ou ruim e os transforma em algo positivo e
otimista, você aprende a enfrentar o que te limita e te inibe.
No aprendizado acelerado, são técnicas e tópicos de
comunicação que você deve utilizar em todo o processo de treinamento: Técnicas
de comunicação, Organização de tópicos, e Sintonia de ouvintes ( que as pessoas
entendam, compreendam o que você diz e comecem a fazer parte de suas ideias)
A Bioenergética, são as energias da vida, cada
pessoa tem um nível diferenciado de energia acumulado no organismo, uma tensão
irracional. Ao usar isso a seu favor é como se você limpasse a água suja do seu
copo, Usando a sua energia para vencer e ser bem sucedido.
“ Um exemplo do dia a dia, na água as pessoas
morrem por desespero e não por não saberem nada”
Psicocibernética,
é o estudo das comunicações, do seu controle tanto em seres vivos, como
em máquinas. Neste caso de treinamento seria mais um marketing de sintonia.
Você deve assumir o controle do cérebro, das
situações, criando cenários positivos, aumentar sua concentração, ser racional,
usar a ciência a seu favor, e por fim sintonizar corações e mentes (90% do
sucesso esta nas crenças)
O que é necessário para implantar o processo de qualidade para as
pessoas?
Resposta:
·
Planejamento
·
Visão Global
·
Simplificação
·
Valorização das pessoas
·
Aperfeiçoamento contínuo
Quantas e quais são as etapas deste processo?
Etapas :
São seis ao todo, sendo:
1º) Identificar oportunidades de melhorias em
relação à concorrência (interna e externa);
2º) Estabelecer metas de melhoria ( comparar a
voz do cliente com a voz do processo);
3º) Exame do processo atual - identificar as limitações a serem superadas;
4º) Gerar alternativas de aperfeiçoamento - Flexibilização
nos processos;
5º) Implementar melhorias através de um plano
de ação;
6º) Avaliação contínua (avaliação do
desempenho atual em comparação com o
ideal
Quantas são as etapas e o que ensina o método Kaizen a vida?
Resposta:
São 10 ao todos, sendo:
1 - Escrever sua
metas de forma bem definida; - tarefas diárias;
2 - Auto-avaliação
e obter avaliação de terceiros, estabelecendo um confronto de resultados;
3 - Encarar
nosso colegas como clientes, pensar no próximo (equipe) - o egoísmo é humano , o altruísmo é uma
conquista.
4 - Avaliar se
está preparado para enfrentar a não-qualidade;
• Erros aceitáveis - Inerentes ao processo de pesquisa (tentativa e
erro);
• Erros não aceitáveis - negligência, postergação;
• Errem , mas não do mesmo jeito.
5 - Executar as
tarefas de forma mais eficaz
• Entender a tarefa - repetir o enunciado;
• Delimitar autoridade e
responsabilidade;
• Fixar prioridades - eficácia vem do planejamento;
• Dê fim à papelada, só arquive o
essencial;
• Aproveite os predicados femininos
(sensibilidade, intuição + racional, comunicação);
6 - Termine o
que começa
• Tempo é vida e não dinheiro e
quando o perdemos, perdemos vida;
• Organiza e não agonize - Roteiro diário de trabalho (urgente X
importante );
7 - Certifique-se
de que está comprometido com o que faz
• Prometa o que vai cumprir;
• Não ameace;
• Concentre-se na forma de falar e na
postura;
• Torne tudo à sua volta melhor (
gestão participativa );
• Harmonia de equipe - Os individualismos hedonistas destroem-se;
• Supere a expectativa dos outros em
relação a você ( higiene e capricho );
• Controlar os detalhes.
8 - Manter a
ética e postura de integridade
“ De tanto
conviver com a corrupção, com desvio, com os desmandos, é possível que os
homens as tomem como regras” Rui Barbosa
• Ilusão da auto-ajuda - Personalista, incentivando o desenvolvimento
pessoal sem considerar valores éticos e morais;
• Construir e não destruir - Os valores altruístas constroem (qualidade);
• O Japão tem uma renda per capita
atual de U$ 30.040, o Brasil U$ 8.020;
• Evoluir deve ter o limite ético da
não destruição;
• Guardar a identidade com o seu eu
nas suas ações;
• Fale com as pessoas, não delas;
• Evite humilhações públicas –
assédio moral;
• Não espalhe boatos, não participe
de intrigas;
• Defenda os outros de ataques
injustos;
• Aceite seus erros.
9 - Administrar
o estresse
• Identificar o que te estressa;
• Combater as causas do estresse;
• Leve uma vida saudável, física e
mentalmente;
• Não leve a vida tão a sério,
afinal, você não sairá vivo dela mesmo.
10 - Interpretação do Sucesso
• Sucesso é muito maior do que o
cumprimento de metas;
• Vida equilibrada, aceitar desafios
e vencê-los.
Quantos e quais são os princípios de qualidade de Deming:
Resposta:
Ao todos são 14 princípios da qualidade de Deming
1º princípio: Estabeleça
constância de finalidade para a melhorar o produto e serviço.
R: A empresa
precisa ganhar em todos os seus requisitos, externamente e internamente.
É um objetivo comum
entre todos manter-se no mercado, gerar emprego e renda, tudo o que possa prejudicar o desempenho do
grupo deve ser deixado de lado.
2º princípio: Adote
a nova filosofia.
R: O atual momento
comum entre todas as empresas é q questão econômica, aqueles que mantém a adm.
ocidental devem estar preparadas para esta nova era forma e visão de
comportamento do público consumidor. O “norte” hoje são os clientes e não a
empresa.
3º princípio: Acabar
com a dependência da inspeção em massa para garantir a qualidade.
R: Todos os
funcionários da empresa devem viver em constante qualificação e se sentirem
preparados e aptos para todos os seguimentos da empresa, que deve sempre ser
vista em sua totalidade.
4º princípio: Cessar
a prática de avaliar as transações apenas com base nos preços.
R: Para se manter
no mercado, a empresa precisa pensar a longo prazo, seja sob investimentos ou
relacionamentos diversos, e diminuir seus custos.
5º princípio: Melhorar
sempre e constantemente o sistema de produção e
serviços.
R: Deve-se oferecer
qualidade e segurança para os clientes, assim como internamente a equipe de
trabalho, visando a qualidade de produtividade, levando em consideração a
redução de custos.
6º princípio: Institua
treinamento e retreinamento.
R: Ter um bom plano
de processo de treinamento e desenvolvimento da equipe e uma educação
continuada.
7º princípio: Adotar
e instituir a liderança.
R: Todos na
empresa, estão a serviço do seu cliente, e internamente um é cliente do outro,
sendo assim as pessoas que compõe a empresa, devem sempre realizar um trabalho
melhor, a liderança não é apenas do dono da empresa, mas de cada gestor e
funcionários da empresa.
8º princípio: Afastar
o medo, de modo a que todos possam trabalhar eficazmente na empresa.
R: Dar liberdade de
pensamento e expressão a todas as pessoas da empresa, criar um ambiente eficaz
e de conforto a toda a equipe.
9º princípio: Romper
as barreiras entre os diversos setores de pessoal.
R: Melhoras a
comunicação e manter o relacionamento entre os setores da empresa, é o
conjunto, a união de todos somando seus esforços é o que garante o sucesso nas
atividades.
10º princípio: Eliminar
slogans, exortações, e metas para os empregados.
R: A empresa deve
investir em ações internas que promovam e estimulem o real comprometimento da
equipe, o que se deve levar em consideração são as competências individuais de
cada colaborador, todos juntos fazem o time, o colaborador realmente envolvido
e comprometido torna-se o diferencial da empresa.
11º princípio: Suprir
cotas numéricas.
R: É muito mais
ligado ao gestor do setor, ele não deve focar em números, em prazos e metas,
ele deve liderar com sabedoria, estimulando e focando nos resultados com
responsabilidades “humanas” e empresariais, deve aprender que o maior valor
dele é o capital humano.
12º princípio: Remova
as barreiras ao orgulho da execução.
R: Ligado
diretamente a reconhecer as qualidades dos seus funcionários, e fazê-los
saberem disso ao ponto de sentirem orgulhos pelo o que fazem e a onde o fazem.
13º princípio: Instituir
um sólido programa de formação e auto-desenvolvimento.
R: É o real sentido
de inspeção e treinamento para o novo funcionário e a educação continuada para
a equipe já existente.
Ir além das funções
dele, preparando-o para o conhecimento e capacitação de toda a organização.
14º princípio: Agir
no sentido de concretizar a transformação.
R: Se a empresa
chegar ao ponto de responsabilidade e satisfação pessoal de cada funcionário e
que o mesmo se sinta não um simples número lá dentro, mas parte efetiva da
empresa, essa concretização estará finalizada e garantida.
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